O presente estudo tem por finalidade evidenciar as potencialidades, os desafios e a importância da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs, a serviço da prática docente, principalmente nos anos finais do ensino fundamental, quando o aluno tem contato com as mesmas aprimorando a sua aprendizagem, onde o professor precisou ressignificar sua prática, pós pandemia da COVID-19. O objetivo geral da pesquisa permeia em compreender as potencialidades e os desafios das TICs na educação básica, desde a pandemia da COVID-19, para ressignificação da prática docente. A pesquisa foi desenvolvida, considerando a necessidade em compreender a sobre a prática do professor na era digital, onde a informática ganha espaços cada vez maiores e nunca explorados no ambiente escolar. Entendemos que a sociedade está em constante processo de informatização e, no espaço escolar, não é diferente, principalmente ao considerarmos as necessidades advindas da pandemia da COVID-19, que tornou relevante a inserção e a influência das novas tecnologias no espaço escolar. Portanto, buscou-se solução para a indagação: quais as potencialidades e desafios da inclusão das tecnologias nas instituições de ensino, como contribuem enquanto recurso para a educação, ressignificando a prática docente? Vislumbrando atingir o objetivo proposto e solucionar o problema, tal estudo dialoga com pareceres de teóricos, tratando de uma pesquisa exploratória com revisão bibliográfica, enfatizando a real serventia ao mundo educacional, quando a tecnologia é usada de forma correta e direcionada. Diante estudo, os achados da pesquisa discorrem sobre a influência positiva no meio educativo com o uso destes instrumentos tecnológicos, sendo que o professor precisa compreender a importância da mediação para o uso das TICs no processo ensino e aprendizagem, para que estes recursos sejam aplicados em prol de uma formação integral, da melhor maneira possível acompanhando os objetivos educacionais.