Introdução: A grande preocupação dos jovens e dos universitários é a futura inserção no mercado de trabalho. Há muito se discute a importância do desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes no espaço acadêmico e as relações com o mercado de trabalho. Objetivo: Analisar a proposta pedagógica do curso de extensão ‘Inter-relações entre desenvolvimento acadêmico-profissional, empregabilidade’, tendo como referências os módulos, recursos materiais e situações-problemas selecionadas. Método: Descrição das atividades incrementadas na modalidade de Educação a Distância, implementada em quatro módulos, totalizando 40 horas, a saber: (I) Enade; (II) Competências socioemocionais na formação acadêmica e no trabalho; (III) Cultivando e desenvolvendo competências; (IV) Empregabilidade e mercado de trabalho. A realização do curso na plataforma Moodle permite a exploração das diversas linguagens como imagens, vídeos, música, produção escrita, fotografias entre outras. Resultados: As situações problemas em cada módulo visam associar a trajetória no curso às projeções no mercado de trabalho, identificando-se aspectos relativos ao desenvolvimento de competências (cognitivas, socioemocionais, técnica, tecnológicas, de liderança e de trabalho em equipe), ainda ressaltando aquelas a serem desenvolvidas na própria atividade laboral. Concomitamente, ressalta-se a oportunidade de avaliar o projeto profissional e ampliar as oportunidades no âmbito do trabalho por intermédio de atividades curriculares e extracurriculares, bem como de especializações para complementar a formação. Conclusões: A construção coletiva e a discussão partilhada nos fóruns permitem retomar os investimentos na trajetória acadêmica, ampliadas pelas trocas de experiência no que tange ao incremento das competências, habilidades e comportamentos oriundo das vivências, conhecimento curriculares e extracurriculares, na medida em que estão conectatos com as requisitadas pelo profissional do futuro. Sobretudo, compreendendo que a formação acadêmico-profissional não se restringe ao término da graduação, mas que o espaço de trabalho é um outro cenário de implementação, aprimoramento e expansão de aspectos ligados à atividade laboral.