O referido trabalho acadêmico tem por objetivo relatar os desafios das tecnologias de informação e comunicação (TDIC’s) integradas a sala de aula, a serem superados na educação do século XXI. A cultura digital nos dias atuais é relevante ao processo da aprendizagem escolar desde que haja mudanças e adequações para atender a demanda no cenário da educação atual. Associando as dificuldades enquanto recursos pedagógicos bem como dificuldades a serem superados nas escolas públicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de pesquisas bibliográficas através de revisão literária dos assuntos estudados: livros, revistas e artigos. No espaço escolar, as ferramentas digitais existentes facilitam o processo de ensino aprendizagem, mas outros fatores como a internet, a atualização do software e do hardware e a falta de cursos de capacitação e de formação de professores podem inviabilizar o processo de uma aprendizagem colaborativa e participativa. Os processos de implantação e regularização de sistemas de tecnologia e aparelhos eletroeletrônicos são lentos e mal distribuídos no país. Esta ideia envolve as dificuldades em reconhecer que as máquinas não são “inimigos da aprendizagem” e sim aliadas proporcionando mudanças significativas no modo de ensinar e na forma de aprender. Conclui-se que, dada a realidade social, existem recursos tecnológicos que não chegam às escolas, e este fato pode interferir no processo de aquisição do saber na educação do século XXI.