A Educação Brasileira encontra-se com o grande desafio de recuperar a aprendizagem dos educandos em consequência dos diversos problemas sociais, formativos e organizacionais do ensino remoto emergencial. Transformar a prática educativa é um caminho essencial na busca por estratégias que corroborem ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita das crianças em idade escolar. é a utilização da aprendizagem baseada em jogos digitais para alfabetizar em contexto de letramento, torna-se uma possibilidade importante nesse contexto. Dessa forma, o referido trabalho tem por objetivo apresentar e discutir a análise do Jogo Digital as características dos Alba the wild of life que possibilitam a sua utilização no processo de alfabetizar letrando com jogos digitais. Trata-se de um estudo de caso, dividido em três etapas, a análise bibliográfica das referências, a aplicação do instrumento elaborado por Silva A.R. e Petry (2019), para análise do jogo e a sistematização dos resultados a partir da intepretação e reflexão dos dados. Baseados nos estudos de Alves (2016), Petry (2016) Soares (2016), constatou-se que o jogo analisado apresentou inúmeras potencialidades e características que corroboram para o desenvolvimento de habilidades das crianças em processo de alfabetização de forma ativa lúdica, imersiva, transformadora e cativante mediados pela atuação do professor. Estimular o professor a analisar os jogos digitais, lhes permite pensar e construir estratégias que colaborem na resolução de problemas e colabora no seu desenvolvimento, no qual a reflexão, a pesquisa e a crítica, levara a profissionalização docente e a inovação da prática educativa.