Devido a necessidade da conexão em rede com o uso de novas tecnologias para inovação, aplicações de propriedade intelectual e o desenvolvimento do Polo da UAB de Porto Nacional-Tocantins, o polo presencial de Porto Nacional, aponta a significativa expansão e de educomunicação em rede com as ferramentas, plataformas digitais, mapeando as redes de cooperação em PI e TT utilizadas como processo de sistematização (prospecção) utilizadas no Polo Presencial. O presente trabalho emergiu da organização com base nos conceitos de Tecnologia para Inovação, Aplicações de Propriedade Intelectual e o Desenvolvimento do Polo da Universidade Aberta do Brasil -UAB de Porto Nacional no Estado do Tocantins. Em uma realidade cercada por inovações tecnológicas, é importante reconhecer que metodologias educacionais e estratégicas são essenciais para promover não apenas a reflexão, mas também a criticidade e aplicação do conhecimento - especialmente quando se concentra na educação a distância. O advento das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e suas múltiplas possibilidades de uso tem pressionado essas instituições a aderirem à oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada a distância. Promovem a articulação, interação e implementação de iniciativas que favoreçam a participação dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) com universidades públicas e outras organizações que fortalecem a sua PI e TT. Mapear as redes de cooperação em PI e TT utilizadas como processo de sistematização (prospecção) utilizadas no Polo Presencial da UAB, suas inovações tecnológicas, bem como as ação conjunta Núcleo de Inovação, as plataformas SisSuaB e AtuaB-CAPES/UAB, a Diretoria de Tecnologias Educacionais ( DTE), o Campus da UFT de Porto Nacional e a Gerência Educação à Distância (GEaD)/SEDUC, serão prioridades no decorrer da pesquisa.