Este trabalho foi desenvolvido no contexto do Grupo Estudo em Tecnologia Educacional - GETEC-EDU do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da FURB, no qual se aponta que o Pensamento Computacional (PC), por meio das habilidades que o norteiam, possibilita que o indivíduo desenvolva uma busca por soluções esquematizadas e claras, embora seja um recurso favorável para o desenvolvimento pessoal e profissional, o seu conceito não se encontra inserido dentro do Ensino. Para muitos, de acordo com o senso comum, os conceitos envolvidos estão ligados apenas a programação de computadores e restrito a profissionais da Ciência da Computação. Entretanto, as habilidades propostas pelo PC podem ser usadas em todos os níveis de ensino, pois ajudam a aprimorar habilidades de raciocínio e de resolução de problemas e principalmente as aptidões cognitivas. Assim, como desenvolver os pilares do PC para resolução de diversos problemas, foi a questão colocada. Tem-se por objetivo elaborar uma estratégia de ensino na qual estejam presentes as habilidades do pensamento computacional, como forma de potencializar o raciocínio lógico, para estudantes. Para o desenvolvimento, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica somada a uma pesquisa qualitativa, cuja aplicação ocorreu em duas Instituições de Santa Catarina. Fizeram parte da estratégia educacional 109 estudantes. Com a aplicação foi possível identificar que os estudantes obtiveram um aproveitamento significativo com o melhor entendimento e uso das habilidades do pensamento computacional potencializando o raciocínio lógico. Entende-se que a estratégia educacional proposta, é capaz de nortear os professores na introdução desta temática para qualquer nível de ensino, favorecendo o entendimento dos estudantes desde os conceitos básicos do tema até a sua aplicação prática.