Os impactos da pandemia de Covid-19 provocaram mudanças significativas nas diversas áreas do nosso cotidiano, sobretudo na educação, onde do ensino básico ao superior consequências reverberam-se até os dias atuais. De igual modo, as ações extensionistas foram impactadas, tendo que se adaptar à nova realidade, traçando estratégias de atuação e difusão. O presente trabalho visa a socialização de prática extensionista na exploração de conteúdos geográficos desenvolvidas pelo modo remoto no contexto da educação nos tempos de pandemia, bem como, relata o momento de retorno ao ensino presencial elencando as novas incrementações metodológicas docentes no espaço escolar presencial, herdadas do ensino remoto emergencial. Outrossim, apresenta discussões e fomenta debates a respeito da utilização das metodologias ativas com uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) com o fito de mitigar as disparidades e dificuldades impostas pelo período pandêmico e pós pandêmico. O projeto de extensão Trajetórias Urbano Industriais por meio de metodologias ativas, levantamento bibliográfico, construção de recursos didáticos e estudo do meio, realizou intervenções junto à educação básica. A práxis levou em consideração os conceitos e categorias de análise da ciência geográfica, dentre eles o conceito de Espaço e para o estudo do meio utilizou-se como referencial teórico autores como, Oliveira(2009); Passini(2007), Pontuschka et all. O texto organiza-se em três secções: as problemáticas centrais com a pandemia, as consequências durante e pós pandemia na educação e a atuação da extensão universitária junto à educação básica. Nos resultados constatou-se os benefícios da utilização de tais metodologias, facilitando o diálogo, o raciocínio, a interação e a compreensão de conteúdos, de modo que apropriação destas metodologias na prática docente no retorno ao presencial convergiu positivamente para um aprendizado mais eficaz, crítico e participativo. Este estudo permitiu uma maior interação entre universidade, espaço escolar e sociedade através da difusão de prática de extensão.