Ao realizar o exercício de repensar políticas e práticas pedagógicas, convém olhar para as ações passadas e refleti-las, possibilitando-nos conjecturar o futuro escolar. Assim, este artigo visa dar continuidade ao trabalho “Mídias sociais e Educação: reflexões sobre as publicações do Congresso Nacional de Educação entre 2014 e 2017”, publicado no V CONEDU e objetiva mapear, apresentar e refletir sobre as produções relacionadas à temática das mídias sociais e as práticas pedagógicas publicadas nas edições do Congresso Nacional de Educação dos anos de 2018 a 2021. Para tanto, parte de uma revisão de literatura de tais publicações, analisando suas palavras-chave, as temáticas investigadas, seus objetivos e conclusões, assim como uma percepção da evolução numérica na quantidade dos trabalhos encontrados. Foram mapeadas 89 publicações utilizando-se dos termos buscadores: mídias; redes sociais; Facebook; YouTube; Twitter; e Instagram, havendo ainda o critério de exclusão de não tratar da temática das mídias sociais. A partir da leitura dos resumos dos trabalhos, foram elencadas as seguintes categorias de análise: as mídias sociais enquanto estratégia nas práticas de ensino e aprendizagem; a produção e análise de conteúdo pedagógico para as mídias sociais; as mídias sociais enquanto canais de divulgação científica e comunicação social; o papel das mídias sociais na formação continuada de professores; e a transversalidade das mídias sociais. Foi possível concluir que as mídias sociais tiveram e tendem a continuar sendo um papel fundamental ao projetarmos o futuro escolar e suas práticas pedagógicas. Cabe a instância política assegurar uma infraestrutura técnica do ponto de vista do acesso à internet e aos dispositivos digitais no ambiente escolar, assim como dos profissionais educacionais proverem práticas pedagógicas atentas ao cenário das mídias sociais e suas implicações.