Este artigo analisa a aplicação e os resultados do Projeto de Recuperação da Aprendizagem e Acompanhamento Pedagógico, proposto em 2021, para sanear as dificuldades de aprendizagem de alunos ingressantes no campus Cuiabá Bela Vista do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, visando auxiliar nos processos de recuperação paralela por meio dos recursos tecnológicos proporcionados por um Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA. Justificou-se a partir das constatações dos docentes da ausência de pré-requisitos dos estudantes ingressantes nos cursos da instituição, que não evidenciavam aprendizagem de conteúdos considerados básicos. Objetivou-se proporcionar reinvestimento de conteúdos tidos como básicos do nível anterior através de um percurso formativo a ser percorrido por todos os ingressantes, elaborado para assegurar as aprendizagens necessárias para dar prosseguimento aos estudos. Para tanto criou-se uma estrutura de atendimento aos ingressantes com dificuldades de aprendizagem composta por: professor, professor-estagiário e monitor-estagiário. A proposta baseou-se na taxonomia de Bloom e buscou subsídios para sua formulação, metodologia e implementação em autores diversos que tratam da questão da aplicabilidade dos recursos tecnológicos aos processos de ensino, avaliação da aprendizagem e recuperação da aprendizagem. A proposição da elaboração de um percurso formativo a ser cursado por todos os ingressantes foi desvirtuado no decorrer do processo de implementação, permanecendo a oferta de atividades de reinvestimento, reforço e atendimento às dificuldades dos estudantes, evidenciando a ausência de domínio das TIC pelos professores e a dificuldade de superação do paradigma tradicional de 'dar aulas'. Houve melhorias e a inovação abriu perspectivas de continuidade pela busca da possibilidade de elaboração de um percurso formativo estruturado por etapas e em níveis de dificuldades/domínio dos conteúdos, capaz de sanear as dificuldades de aprendizagem e fazer isto com interação/participação dos cursos de formação de professores em colaboração com a(s) escola(s).