O presente artigo trata de um assunto discutido constantemente nas diversas esferas da sociedade, principalmente na educação, quando atentamos para uma educação inclusiva: o uso de novas tecnologias. Para garantir que o processo de ensino-aprendizagem acompanhe os avanços da ciência e da sociedade, é necessário observar os métodos utilizados pelos educadores em sua prática profissional, tal qual o incentivo presente na instituição escolar. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a importância do processo está voltada não só para a construção de conhecimento, mas ao resgate do autoconhecimento e da identidade. Freire (2013) traz que a escola não pode ficar dissociada da sociedade, assim como o professor necessita estar atualizado, visto que os meios tecnológicos são desafiadores e, ao mesmo tempo, possibilitam a amplitude da criatividade dos agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, este artigo, a partir de uma revisão bibliográfica da literatura no período de 2015 a 2022, busca compreender como a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) na prática pedagógica da Educação de Jovens e Adultos poderá contribuir na formação do cidadão crítico e ativo. Não obstante, para que os educandos possam ter acesso às TDIC’s a escola e os profissionais devem estar empenhados e formados devidamente, para que não haja a perpetuação de um ciclo em que o material, anteriormente apresentado no quadro ou em papéis, seja apenas transmitido por um meio mais atualizado. Nota-se, dessa maneira, que para que haja uma construção de um indivíduo capaz de pensar criticamente, é necessário estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem, pois a medida em que professor ensina, também aprende, em um encontro democrático e afetivo, em que todos podem se expressar.