TEORIAS PSICOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM VERSUS NOVOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO
"2022-07-12 14:52:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91408 "edicao_id" => 260 "trabalho_id" => 3831 "inscrito_id" => 11915 "titulo" => "TEORIAS PSICOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM VERSUS NOVOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Desde muito cedo em sua história, o ser humano mostrou interesse em aprender sobre como aprende. Se já na Grécia, berço da civilização ocidental, há notícia histórica das primeiras incursões filosóficas acerca da capacidade humana de conhecer, seguiu-se um debate que atravessaria os séculos, o que mobilizou filósofos, médicos e, mais adiante, pesquisadores da Pedagogia e da Psicologia. Compondo o rol das ideias científicas em torno da aprendizagem, as correntes convencionalmente denominadas como Inatismo, Empirismo e do Interacionismo, serviram de paradigma para os diferentes construtos teóricos de autores como Vygotsky, Freud, Skinner, Piaget etc. Para além da apresentação didática e já consagrada das teorias psicológicas do desenvolvimento e aprendizagem nos manuais da pedagogia e da psicologia da educação, as novas e ingentes mudanças na educação do século XXI ganham cada vez mais relevo no cotidiano da sala de aula. Nesse sentido, as Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) e todo o impacto que representam no ensino na sociedade globalizada e digital põem em questão teorias nascidas e desenvolvidas no século XX. Se a intrincada rede de conceitos e teóricos, clássicos da área dão ideia de quão inesgotável é a tarefa de interrogar de que maneira aprendemos, também cabe perguntar se esses pressupostos não estariam mesmo ultrapassados mediante a escola contemporânea." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID11915_TB3831_04092022222356.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:34:36" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVERTON FABRICIO" "autor_nome_curto" => "Everton" "autor_email" => "evertonfabricio@yahoo.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:00" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91408 "edicao_id" => 260 "trabalho_id" => 3831 "inscrito_id" => 11915 "titulo" => "TEORIAS PSICOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM VERSUS NOVOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Desde muito cedo em sua história, o ser humano mostrou interesse em aprender sobre como aprende. Se já na Grécia, berço da civilização ocidental, há notícia histórica das primeiras incursões filosóficas acerca da capacidade humana de conhecer, seguiu-se um debate que atravessaria os séculos, o que mobilizou filósofos, médicos e, mais adiante, pesquisadores da Pedagogia e da Psicologia. Compondo o rol das ideias científicas em torno da aprendizagem, as correntes convencionalmente denominadas como Inatismo, Empirismo e do Interacionismo, serviram de paradigma para os diferentes construtos teóricos de autores como Vygotsky, Freud, Skinner, Piaget etc. Para além da apresentação didática e já consagrada das teorias psicológicas do desenvolvimento e aprendizagem nos manuais da pedagogia e da psicologia da educação, as novas e ingentes mudanças na educação do século XXI ganham cada vez mais relevo no cotidiano da sala de aula. Nesse sentido, as Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) e todo o impacto que representam no ensino na sociedade globalizada e digital põem em questão teorias nascidas e desenvolvidas no século XX. Se a intrincada rede de conceitos e teóricos, clássicos da área dão ideia de quão inesgotável é a tarefa de interrogar de que maneira aprendemos, também cabe perguntar se esses pressupostos não estariam mesmo ultrapassados mediante a escola contemporânea." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID11915_TB3831_04092022222356.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:34:36" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVERTON FABRICIO" "autor_nome_curto" => "Everton" "autor_email" => "evertonfabricio@yahoo.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:00" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 260 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "tecnologias-e-educacao" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19" "logo" => null "capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg" "timbrado" => "62cdb4c0ce4c0_12072022145200.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:52:00" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 260 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "tecnologias-e-educacao" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19" "logo" => null "capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg" "timbrado" => "62cdb4c0ce4c0_12072022145200.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:52:00" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 154 "edicao_id" => 260 "codigo" => "978-65-86901-74-0" "capa" => "63d7c1b82331a_30012023101016.jpg" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO """ "conselho_editorial" => """ ADJANNY VIEIRA BRITO MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n ADRIANA VALENÇA DE ALMEIDA (SEDUC/AL)<br />\r\n ADRIANE MATOS ARAUJO (UFF)<br />\r\n ALEXANDRA NASCIMENTO DE ANDRADE <br />\r\n ANNE MARCELLE GUIMARAES SALES YAMAUTI<br />\r\n CRISTIANA BARCELOS DA SILVA (UEMG)<br />\r\n ELIEL CONSTANTINO DA SILVA (Universitário UniAraguaia/Foreducation EdTech/Da Vinci International Academy)<br />\r\n FABIANA MABEL AZEVEDO DE OLIVEIRA (LabEspaço)<br />\r\n FABIO CORREIA DE REZENDE (SEDUC e SEMED - PA)<br />\r\n FRANCISCO ROGÉRIO CARVALHO (UFAM)<br />\r\n FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA (UFJF)<br />\r\n GABRIELA COUTINHO LUNA (UEPB)<br />\r\n GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n GYOVANNA KELLY MATIAS DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA (SEEDF)<br />\r\n ILMA RODRIGUES DE SOUZA FAUSTO (IFRO)<br />\r\n ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n JACQUELINE MAYUMI AKAZAKI (UFRGS)<br />\r\n JANINE VICENTE DIAS (UEPB)<br />\r\n JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n JOSÉ EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n JOSÉ SEVERINO DA SILVA (UFPE)<br />\r\n JOSLEY MAYCON DE SOUSA NÓBREGA (SEE-PE)<br />\r\n JOZILMA DE MEDEIROS GONZAGA (UEPB)<br />\r\n JÚLIO BRANDO MESSIAS (UPE)<br />\r\n KALINA DE FRANÇA OLIVEIRA (UFPB/UFPE)<br />\r\n KLEBER EMMANUEL OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n LEVY FREITAS DE LEMOS (IFRJ/UMESP)<br />\r\n LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO <br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n LUCAS BORGES RAMALHO (UNIFESP)<br />\r\n LUCAS HENRIQUE VIANA (UEPB)<br />\r\n LUCIANO ALVES NASCIMENTO <br />\r\n MARCIA FERNANDES SOARES (FIOCRUZ)<br />\r\n MARIA GORETTI DA CUNHA LISBOA (UEPB)<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n NADIELLI MARIA DOS SANTOS GALVÃO (UFS)<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA (SME - Redenção)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILA DA SILVA RAMOS <br />\r\n RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n RAISSA MARIA PIMENTEL NEVES <br />\r\n RENATA CARVALHO DA SILVA (PREFEITURA DO RECIFE)<br />\r\n ROBÉRIO RODRIGUES FEITOSA (UECE/SEDUC-CE)<br />\r\n ROSÂNGELA MARIA DIAS DA SILVA (UFPB)<br />\r\n ROSILENE PEREIRA DA SILVA (FUNDAJ)<br />\r\n SAMANTHA ALVES SOARES (COLÉGIO FUTURO VIP)<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO <br />\r\n TÂNIA NOEMIA RODRIGUES BRAGA (EMIL BRUNNER WORLD UNIVERSITY, de Miami Flórida, United States of America) """ "ficha_catalografica" => "63d7c1b823cb6_30012023101016.pdf" "arquivo" => "30012023100504-CONEDU---GT-19.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:52:00" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 154 "edicao_id" => 260 "codigo" => "978-65-86901-74-0" "capa" => "63d7c1b82331a_30012023101016.jpg" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO """ "conselho_editorial" => """ ADJANNY VIEIRA BRITO MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n ADRIANA VALENÇA DE ALMEIDA (SEDUC/AL)<br />\r\n ADRIANE MATOS ARAUJO (UFF)<br />\r\n ALEXANDRA NASCIMENTO DE ANDRADE <br />\r\n ANNE MARCELLE GUIMARAES SALES YAMAUTI<br />\r\n CRISTIANA BARCELOS DA SILVA (UEMG)<br />\r\n ELIEL CONSTANTINO DA SILVA (Universitário UniAraguaia/Foreducation EdTech/Da Vinci International Academy)<br />\r\n FABIANA MABEL AZEVEDO DE OLIVEIRA (LabEspaço)<br />\r\n FABIO CORREIA DE REZENDE (SEDUC e SEMED - PA)<br />\r\n FRANCISCO ROGÉRIO CARVALHO (UFAM)<br />\r\n FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA (UFJF)<br />\r\n GABRIELA COUTINHO LUNA (UEPB)<br />\r\n GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n GYOVANNA KELLY MATIAS DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA (SEEDF)<br />\r\n ILMA RODRIGUES DE SOUZA FAUSTO (IFRO)<br />\r\n ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n JACQUELINE MAYUMI AKAZAKI (UFRGS)<br />\r\n JANINE VICENTE DIAS (UEPB)<br />\r\n JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n JOSÉ EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n JOSÉ SEVERINO DA SILVA (UFPE)<br />\r\n JOSLEY MAYCON DE SOUSA NÓBREGA (SEE-PE)<br />\r\n JOZILMA DE MEDEIROS GONZAGA (UEPB)<br />\r\n JÚLIO BRANDO MESSIAS (UPE)<br />\r\n KALINA DE FRANÇA OLIVEIRA (UFPB/UFPE)<br />\r\n KLEBER EMMANUEL OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n LEVY FREITAS DE LEMOS (IFRJ/UMESP)<br />\r\n LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO <br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n LUCAS BORGES RAMALHO (UNIFESP)<br />\r\n LUCAS HENRIQUE VIANA (UEPB)<br />\r\n LUCIANO ALVES NASCIMENTO <br />\r\n MARCIA FERNANDES SOARES (FIOCRUZ)<br />\r\n MARIA GORETTI DA CUNHA LISBOA (UEPB)<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n NADIELLI MARIA DOS SANTOS GALVÃO (UFS)<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA (SME - Redenção)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILA DA SILVA RAMOS <br />\r\n RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n RAISSA MARIA PIMENTEL NEVES <br />\r\n RENATA CARVALHO DA SILVA (PREFEITURA DO RECIFE)<br />\r\n ROBÉRIO RODRIGUES FEITOSA (UECE/SEDUC-CE)<br />\r\n ROSÂNGELA MARIA DIAS DA SILVA (UFPB)<br />\r\n ROSILENE PEREIRA DA SILVA (FUNDAJ)<br />\r\n SAMANTHA ALVES SOARES (COLÉGIO FUTURO VIP)<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO <br />\r\n TÂNIA NOEMIA RODRIGUES BRAGA (EMIL BRUNNER WORLD UNIVERSITY, de Miami Flórida, United States of America) """ "ficha_catalografica" => "63d7c1b823cb6_30012023101016.pdf" "arquivo" => "30012023100504-CONEDU---GT-19.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:52:00" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }