O presente artigo tem como objetivo discutir sobre os impactos no ensino remoto em tempos de pandemia que afetou de grandes formas vários setores na nossa sociedade e quais foram/são os desafios na formação de professores de línguas no semiárido brasileiro. Desde o ensino remoto emergencial, os processos de ensino vêm sendo repensados a fim de oportunizar formações que levem em conta todos os processos sociais, sanitários, psicológicos e didáticos. Nesta produção, são discutidas as estratégias usadas no ensino remoto na rede pública federal de ensino superior, mais especificamente em Caraúbas – RN, nos cursos de graduação de formação de professores de línguas dentro dos cursos de Letras Libras, Letras Inglês e Letras Português. Amparamo-nos nos documentos oficiais sobre o ensino remoto emergencial, sobre a educação à distância, sobre letramentos e multiletramentos. Para alcançar nossos objetivos, usamos de uma pesquisa quantiqualitativa, em que foi realizada uma interlocução entre os documentos oficiais, aplicação de questionários com os alunos/professores em formação e recolhimento de depoimentos através de entrevistas com professores regentes neste processo que já permeia a nossa educação e sociedade por mais de anos. Nas conclusões, aponta-se para ações que estão sendo tomadas e os reflexos que podemos compreender através dessas mudanças que foram repentinamente realizadas no contexto da educação, principalmente por meio do ensino com tecnologias e, também pensando no futuro pós-pandêmico e os impactos na formação destes professores de línguas que se mostra despertar.