O presente trabalho discute a importância do estudo dos Direitos Humanos dentro das salas de aula do Ensino Superior do Brasil, não só para as turmas do curso de direito, mas também para os demais cursos que compõem a grade do Ensino Superior do Brasil, dada a relevância da temática para os processos de profissionalização e das demandas da sociedade contemporânea. Para isso, buscou-se sistematizar a trajetória histórica dos Direitos Humanos, apresentando a sua origem, desenvolvimento, conceitualização e importância dentro da temática na sociedade atual. Ainda, este artigo buscou analisar a importância da Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel (1918-2008) e sua atualidade nos processos educacionais. Este artigo buscou correlacionar a Teoria da Aprendizagem Significativa com a Teoria dos Estilos de Aprendizagem, desenvolvendo a ideia de que o ensino no virtual - quando proposto de forma assertiva - pode promover ações para uma aprendizagem significativa. Apresenta-se nas discussões e resultados um quadro síntese com recursos, estratégias e ferramentas digitais que podem apoiar o ensino da temática de Direitos Humanos condizente com as demandas formativas da atualidade. Concluiu-se que a temática pode ser estudada nas salas de aula do Ensino Superior por meio do espaço virtual, com intencionalidade pedagógica e metodológica para criar condições para uma aprendizagem significativa para os discentes.