O estudo aqui apresentado caracteriza-se como uma análise descritiva realizada com 25 professores da rede municipal de educação da cidade de Montanhas - RN, que exerceram à docência no Ensino Fundamental II, de forma virtual, durante os anos de 2020 a 2021 no referido município. A pesquisa objetiva investigar como se deu o uso do WhatsApp® como espaço de interação e aprendizagem nas aulas, isto é, como os professores avaliam este espaço alternativo de aprendizagem. A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de um questionário, via Google Forms, composto por quatro questões que versavam sobre a interação e autonomia na realização das atividades por parte dos alunos, bem como os desafios enfrentados na prática pedagógica dos professores e a avaliação da aprendizagem observada ao longo das aulas remotas. Para tanto, adotamos como base teórica, as considerações de MORAN, MASETTO e BEHRENS (2006) sobre a tecnologia no contexto educacional e PAULINO et al. (2018), no que tange ao uso do WhatsApp® para fins educacionais. Como resultado, as nossas análises indicam que embora essa ferramenta de comunicação tenha ganhado a configuração de um ambiente alternativo de aprendizagem, diante da facilidade de uso no dia a dia, esta facilidade não foi sentida pelos indivíduos que vivenciaram a experiência de ensinar de forma remota, e principalmente, aprender, uma vez que, mesmo com articulações, pesquisas e sondagens acerca das melhores formas de transmissão do conhecimento e uma aprendizagem significativa para dos alunos, ficou explicito o quanto foi impactante para estes o ensino remoto.