EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A QUALIDADE DO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL.
"2022-07-12 14:52:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91368 "edicao_id" => 260 "trabalho_id" => 1320 "inscrito_id" => 8766 "titulo" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A QUALIDADE DO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL." "resumo" => "A graduação em Direito está entre os cursos mais procurados pelos vestibulandos brasileiros desde 1827, quando esse curso superior foi implementado no país. Atualmente, o Brasil é o país com maior número de faculdades de Direito no mundo, pois contamos com cerca de mais de 864 mil alunos inscritos nos mais de 1.303 cursos em todo território nacional. Apesar da crescente popularidade do ensino superior à distância no Brasil, o curso de Direito vem sofrendo resistência pela Ordem do Advogados do Brasil-OAB, que diz não há previsão em lei de cursos de Direito nesta modalidade. A presente pesquisa pretende examinar a qualidade do ensino jurídico no Brasil com a criação de cursos de Direito na modalidade de educação a distância. Trata-se de um estudo qualitativo com a utilização de bibliografias e artigos sobre a temática. Como resultados buscou-se demonstrar se a qualidade do ensino superior mais especificamente nos cursos de Direito, com as novas formas de ensino a distância passariam por retrocessos e se não precisamos repensar o ensino jurídico no país. Notou-se que a própria justiça brasileira adota soluções tecnológicas, e isso está de certa forma empurrando também para o ensino jurídico. No ponto de vista dos representantes da advocacia, a autorização de cursos de direito em EaD desrespeita o artigo 209 da Constituição Federal, que prevê que o ensino é livre à iniciativa privada, desde que sejam cumpridas normas gerais da educação nacional e haja autorização e avaliação pelo poder público." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD5_ID8766_TB1320_20062022230842.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:34:36" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICKAEL FERREIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "MICKAEL FERREIRA" "autor_email" => "mickaeltimao52@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE PITÁGORAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:00" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91368 "edicao_id" => 260 "trabalho_id" => 1320 "inscrito_id" => 8766 "titulo" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A QUALIDADE DO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL." "resumo" => "A graduação em Direito está entre os cursos mais procurados pelos vestibulandos brasileiros desde 1827, quando esse curso superior foi implementado no país. Atualmente, o Brasil é o país com maior número de faculdades de Direito no mundo, pois contamos com cerca de mais de 864 mil alunos inscritos nos mais de 1.303 cursos em todo território nacional. Apesar da crescente popularidade do ensino superior à distância no Brasil, o curso de Direito vem sofrendo resistência pela Ordem do Advogados do Brasil-OAB, que diz não há previsão em lei de cursos de Direito nesta modalidade. A presente pesquisa pretende examinar a qualidade do ensino jurídico no Brasil com a criação de cursos de Direito na modalidade de educação a distância. Trata-se de um estudo qualitativo com a utilização de bibliografias e artigos sobre a temática. Como resultados buscou-se demonstrar se a qualidade do ensino superior mais especificamente nos cursos de Direito, com as novas formas de ensino a distância passariam por retrocessos e se não precisamos repensar o ensino jurídico no país. Notou-se que a própria justiça brasileira adota soluções tecnológicas, e isso está de certa forma empurrando também para o ensino jurídico. No ponto de vista dos representantes da advocacia, a autorização de cursos de direito em EaD desrespeita o artigo 209 da Constituição Federal, que prevê que o ensino é livre à iniciativa privada, desde que sejam cumpridas normas gerais da educação nacional e haja autorização e avaliação pelo poder público." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD5_ID8766_TB1320_20062022230842.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:34:36" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICKAEL FERREIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "MICKAEL FERREIRA" "autor_email" => "mickaeltimao52@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE PITÁGORAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:00" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 260 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "tecnologias-e-educacao" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19" "logo" => null "capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg" "timbrado" => "62cdb4c0ce4c0_12072022145200.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:52:00" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 260 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "tecnologias-e-educacao" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19" "logo" => null "capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg" "timbrado" => "62cdb4c0ce4c0_12072022145200.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:52:00" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 154 "edicao_id" => 260 "codigo" => "978-65-86901-74-0" "capa" => "63d7c1b82331a_30012023101016.jpg" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO """ "conselho_editorial" => """ ADJANNY VIEIRA BRITO MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n ADRIANA VALENÇA DE ALMEIDA (SEDUC/AL)<br />\r\n ADRIANE MATOS ARAUJO (UFF)<br />\r\n ALEXANDRA NASCIMENTO DE ANDRADE <br />\r\n ANNE MARCELLE GUIMARAES SALES YAMAUTI<br />\r\n CRISTIANA BARCELOS DA SILVA (UEMG)<br />\r\n ELIEL CONSTANTINO DA SILVA (Universitário UniAraguaia/Foreducation EdTech/Da Vinci International Academy)<br />\r\n FABIANA MABEL AZEVEDO DE OLIVEIRA (LabEspaço)<br />\r\n FABIO CORREIA DE REZENDE (SEDUC e SEMED - PA)<br />\r\n FRANCISCO ROGÉRIO CARVALHO (UFAM)<br />\r\n FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA (UFJF)<br />\r\n GABRIELA COUTINHO LUNA (UEPB)<br />\r\n GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n GYOVANNA KELLY MATIAS DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA (SEEDF)<br />\r\n ILMA RODRIGUES DE SOUZA FAUSTO (IFRO)<br />\r\n ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n JACQUELINE MAYUMI AKAZAKI (UFRGS)<br />\r\n JANINE VICENTE DIAS (UEPB)<br />\r\n JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n JOSÉ EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n JOSÉ SEVERINO DA SILVA (UFPE)<br />\r\n JOSLEY MAYCON DE SOUSA NÓBREGA (SEE-PE)<br />\r\n JOZILMA DE MEDEIROS GONZAGA (UEPB)<br />\r\n JÚLIO BRANDO MESSIAS (UPE)<br />\r\n KALINA DE FRANÇA OLIVEIRA (UFPB/UFPE)<br />\r\n KLEBER EMMANUEL OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n LEVY FREITAS DE LEMOS (IFRJ/UMESP)<br />\r\n LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO <br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n LUCAS BORGES RAMALHO (UNIFESP)<br />\r\n LUCAS HENRIQUE VIANA (UEPB)<br />\r\n LUCIANO ALVES NASCIMENTO <br />\r\n MARCIA FERNANDES SOARES (FIOCRUZ)<br />\r\n MARIA GORETTI DA CUNHA LISBOA (UEPB)<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n NADIELLI MARIA DOS SANTOS GALVÃO (UFS)<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA (SME - Redenção)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILA DA SILVA RAMOS <br />\r\n RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n RAISSA MARIA PIMENTEL NEVES <br />\r\n RENATA CARVALHO DA SILVA (PREFEITURA DO RECIFE)<br />\r\n ROBÉRIO RODRIGUES FEITOSA (UECE/SEDUC-CE)<br />\r\n ROSÂNGELA MARIA DIAS DA SILVA (UFPB)<br />\r\n ROSILENE PEREIRA DA SILVA (FUNDAJ)<br />\r\n SAMANTHA ALVES SOARES (COLÉGIO FUTURO VIP)<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO <br />\r\n TÂNIA NOEMIA RODRIGUES BRAGA (EMIL BRUNNER WORLD UNIVERSITY, de Miami Flórida, United States of America) """ "ficha_catalografica" => "63d7c1b823cb6_30012023101016.pdf" "arquivo" => "30012023100504-CONEDU---GT-19.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:52:00" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 154 "edicao_id" => 260 "codigo" => "978-65-86901-74-0" "capa" => "63d7c1b82331a_30012023101016.jpg" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO """ "conselho_editorial" => """ ADJANNY VIEIRA BRITO MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n ADRIANA VALENÇA DE ALMEIDA (SEDUC/AL)<br />\r\n ADRIANE MATOS ARAUJO (UFF)<br />\r\n ALEXANDRA NASCIMENTO DE ANDRADE <br />\r\n ANNE MARCELLE GUIMARAES SALES YAMAUTI<br />\r\n CRISTIANA BARCELOS DA SILVA (UEMG)<br />\r\n ELIEL CONSTANTINO DA SILVA (Universitário UniAraguaia/Foreducation EdTech/Da Vinci International Academy)<br />\r\n FABIANA MABEL AZEVEDO DE OLIVEIRA (LabEspaço)<br />\r\n FABIO CORREIA DE REZENDE (SEDUC e SEMED - PA)<br />\r\n FRANCISCO ROGÉRIO CARVALHO (UFAM)<br />\r\n FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA (UFJF)<br />\r\n GABRIELA COUTINHO LUNA (UEPB)<br />\r\n GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n GYOVANNA KELLY MATIAS DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA (SEEDF)<br />\r\n ILMA RODRIGUES DE SOUZA FAUSTO (IFRO)<br />\r\n ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n JACQUELINE MAYUMI AKAZAKI (UFRGS)<br />\r\n JANINE VICENTE DIAS (UEPB)<br />\r\n JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n JOSÉ EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n JOSÉ SEVERINO DA SILVA (UFPE)<br />\r\n JOSLEY MAYCON DE SOUSA NÓBREGA (SEE-PE)<br />\r\n JOZILMA DE MEDEIROS GONZAGA (UEPB)<br />\r\n JÚLIO BRANDO MESSIAS (UPE)<br />\r\n KALINA DE FRANÇA OLIVEIRA (UFPB/UFPE)<br />\r\n KLEBER EMMANUEL OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n LEVY FREITAS DE LEMOS (IFRJ/UMESP)<br />\r\n LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO <br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n LUCAS BORGES RAMALHO (UNIFESP)<br />\r\n LUCAS HENRIQUE VIANA (UEPB)<br />\r\n LUCIANO ALVES NASCIMENTO <br />\r\n MARCIA FERNANDES SOARES (FIOCRUZ)<br />\r\n MARIA GORETTI DA CUNHA LISBOA (UEPB)<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n NADIELLI MARIA DOS SANTOS GALVÃO (UFS)<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA (SME - Redenção)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILA DA SILVA RAMOS <br />\r\n RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n RAISSA MARIA PIMENTEL NEVES <br />\r\n RENATA CARVALHO DA SILVA (PREFEITURA DO RECIFE)<br />\r\n ROBÉRIO RODRIGUES FEITOSA (UECE/SEDUC-CE)<br />\r\n ROSÂNGELA MARIA DIAS DA SILVA (UFPB)<br />\r\n ROSILENE PEREIRA DA SILVA (FUNDAJ)<br />\r\n SAMANTHA ALVES SOARES (COLÉGIO FUTURO VIP)<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO <br />\r\n TÂNIA NOEMIA RODRIGUES BRAGA (EMIL BRUNNER WORLD UNIVERSITY, de Miami Flórida, United States of America) """ "ficha_catalografica" => "63d7c1b823cb6_30012023101016.pdf" "arquivo" => "30012023100504-CONEDU---GT-19.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:52:00" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }