A graduação em Direito está entre os cursos mais procurados pelos vestibulandos brasileiros desde 1827, quando esse curso superior foi implementado no país. Atualmente, o Brasil é o país com maior número de faculdades de Direito no mundo, pois contamos com cerca de mais de 864 mil alunos inscritos nos mais de 1.303 cursos em todo território nacional. Apesar da crescente popularidade do ensino superior à distância no Brasil, o curso de Direito vem sofrendo resistência pela Ordem do Advogados do Brasil-OAB, que diz não há previsão em lei de cursos de Direito nesta modalidade. A presente pesquisa pretende examinar a qualidade do ensino jurídico no Brasil com a criação de cursos de Direito na modalidade de educação a distância. Trata-se de um estudo qualitativo com a utilização de bibliografias e artigos sobre a temática. Como resultados buscou-se demonstrar se a qualidade do ensino superior mais especificamente nos cursos de Direito, com as novas formas de ensino a distância passariam por retrocessos e se não precisamos repensar o ensino jurídico no país. Notou-se que a própria justiça brasileira adota soluções tecnológicas, e isso está de certa forma empurrando também para o ensino jurídico. No ponto de vista dos representantes da advocacia, a autorização de cursos de direito em EaD desrespeita o artigo 209 da Constituição Federal, que prevê que o ensino é livre à iniciativa privada, desde que sejam cumpridas normas gerais da educação nacional e haja autorização e avaliação pelo poder público.