BUGARIN, Luciano Dantas. O uso de filmes de animação no ensino de arte. CONEDU - Tecnologias e Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91378>. Acesso em: 22/11/2024 03:50
Quando surgiu, o cinema era visto como um lazer destituído de relevância cultural, mas com seu progressivo desenvolvimento estético, percebeu-se melhor seu potencial, por ter desenvolvido um vocabulário próprio e mais abrangente do que qualquer outra forma artística, e apresentar uma dimensão, até então, não alcançada: a capacidade da percepção do espectador diante da forma da criação artística e sua sensação imersiva na experiência estética. Defende-se o cinema como fonte de exposição de imagens, no ensino de arte, por unir entretenimento à percepção crítica na leitura visual. A representação de uma pintura em um filme resulta em uma hibridez entre elementos pictóricos e fílmicos, de maneira que amplia-se as possibilidades de apreciação artística de uma obra a partir de uma fusão à apreciação fílmica, abolindo-se os limites entre uma e outra. No cinema animado, os elementos pictóricos são percebidos de forma que estimula-se o desenvolvimento de um senso estético em relação às manifestações artísticas. A animação mostra-se um meio adequado para a recriação de pinturas devido às possibilidades ilimitadas de ampliar e dar movimento aos elementos de um quadro. O contato dos alunos com filmes de animação no ensino de arte é significativo pela natureza passional presente nos interesses dos alunos e a proximidade com seus cotidianos. Apresenta-se como exemplo de tal método de ensino, dois casos realizados em aulas de arte ministradas pelo autor deste trabalho. Objetiva-se apresentar o conceito de um ensino de arte por meio do cinema de animação, de modo a estimular uma maior liberdade criativa e expressiva por permitir que forma e técnica integrem-se de maneira vasta e criativa na fruição dos alunos. Por meio de animações, o docente não transmite apenas conhecimento, mas o apresenta de maneira que cada aluno pode significá-lo de modo mais pessoal, na construção de seus conhecimentos e valores sociais.