Este trabalho conjetura refletir sobre a legalidade, a “práxis” no processo didático-pedagógicas do ensino e da modalidade em Educação a Distância (EaD) no Brasil. Destacamos, sobretudo, as possibilidades de se trabalhar com a leitura e produção de textos no Ensino Fundamental com o uso das novas tecnologias educacionais. O nosso objetivo é refletir sobre a modalidade EaD no Brasil, os anseios existentes, os caminhos para que o processo de ensino aprendizagem ocorra através do diálogo, através da leitura e escrita que é tão necessária na educação. A escola é um ambiente de socialização, educação, de transformação, de ensinamentos, e, principalmente, de humanização? Dialogamos com alguns pesquisadores tais como: Battistella, Arenhardt e Grohmann (2012); Cagliari (2002); Cantalice Ribeiro (2018); Castells (1999); Dowbor (2013); Freire (2009); Saraiva (1996); Giolo (2018); entre outros. A construção da metodologia recorremos à pesquisa qualitativa e bibliografia, além de alguns documentos que achamos interessantes. Tecemos alguns comentários a respeito desse método de ensino na formação escolar, bem como também destacamos as lacunas que essa corrente carrega. Por fim, apresentamos que essa modalidade tem muitos desafios, mas que pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, como estratégia pedagógica ao se trabalhar com a leitura e a escrita. Defendemos a ideia de que os recursos tecnológicos da Educação a Distância podem se estabelecer como um instrumento que favoreça a aprendizagem.