Este estudo, que pretende contribuir com os debates acerca dos impactos do ensino remoto emergencial na Educação Básica pública, adotado como medida de manutenção das atividades escolares e do vínculo entre estudantes e professores durante a pandemia de Covid-19, discute concepções de trabalho docente, quando mediado por Tecnologias Digitais (TD). A partir das atribuições direcionadas a professores, nas orientações das Secretarias Estaduais de Educação (SEE) para o período de fechamento das escolas, busca analisar possíveis reconfigurações nas práticas pedagógicas, especialmente, o movimento de substituição tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem pós-pandemia. Avalia, portanto, nas orientações das SEE, a redução do trabalho docente à mediação entre aluno e tecnologia. O aporte teórico dos estudos críticos de educação e tecnologias (EdTec), que objetiva analisar as políticas públicas para informática na educação, bem como as relações de poder que permeiam tais políticas, é a lente com a qual este trabalho investiga as ações das SEE para o ensino remoto na pandemia de Covi-19. A Análise de Discurso Crítica (ADC), como metodologia que compreende a linguagem como prática social, permite que este trabalho identifique, através das escolhas lexicais das orientações aos professores, deslocamentos da prática docente para a disponibilização e para o compartilhamento de conteúdos em diferentes meios digitais.