O presente artigo visa discutir acerca da avaliação no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva mediadora, no âmbito de atividades realizadas no contexto online, a partir do uso de diversos recursos digitais de suporte à aprendizagem discente. Entre os aplicativos digitais, podem ser citados o Canva, o Genially, a plataforma Google Classroom, o Padlet, o aplicativo Google Sites, por exemplo. O estudo parte da análise da docente e da observação de algumas estudantes de um curso de pós-graduação stricto sensu em educação, no âmbito do doutorado, em uma universidade federal do Nordeste, durante as aulas online síncronas e assíncronas realizadas no primeiro semestre do ano 2022, acerca da aplicação daqueles recursos digitais para a realização da avaliação da aprendizagem na perspectiva da mediação. A pesquisa tem como base os estudos de Hoffmann (2019), Luckesi (2011), Villas Boas (2022), Ausubel (2003), Vygotsky (1993) e apresenta a natureza exploratória, consistente em um relato de experiência. A pesquisa também é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa; ademais, foi selecionado o método da pesquisa participante (GIL, 2008). Os resultados da pesquisa apontam para a possibilidade e a viabilidade de realização de uma avaliação mediadora a partir dos aplicativos digitais estudados, com base no relato realizado a partir da observação das pesquisadoras.