Abordaremos as “Políticas e Programas municipais para inclusão de deficientes na Região Metropolitana da Baixada Santista”. Até agora, a pesquisa bibliográfica, revelou que ainda não existem estudos na Baixada Santista que contemplem as políticas e programas municipais para incluir deficientes. Por outro lado, as análises das informações contidas no INEP, evidenciam o aumento de matrículas de alunos com deficiência na RMBS. Esses resultados parciais sugerem inferir as seguintes questões, que orientarão a continuidade da pesquisa: Como os municípios tem administrado o aumento de alunos com deficiência nas escolas? Quais são as políticas públicas e programas municipais, que cada município estabeleceu para trabalhar com este público? Existem programas específicos desenvolvidos pelas cidades que englobem outros atores sociais para o atendimento dos alunos deficientes? Os objetivos são: conhecer como cada município da Baixada Santista realiza a inclusão nas escolas públicas, anos iniciais. Especificamente, conhecer as bases de políticas da educação especial de cada município, os programas utilizados para a inclusão de pessoas com deficiência, as estratégias desenvolvidas pelas Prefeituras para atender este público. A metodologia orienta-se pela abordagem de implementação de políticas. Utilizaremos procedimentos de pesquisa documental com análises de documentos, podendo evoluir para algumas entrevistas, dependendo das necessidades e dos dados encontrados a posteriori.