CULTURA ESCRITA: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM COMPARTILHADA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8624 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 789 "inscrito_id" => 3937 "titulo" => "CULTURA ESCRITA: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM COMPARTILHADA" "resumo" => "O presente artigo decorre das discussões e estudos relacionados ao Projeto de Pesquisa “Cultura Escrita: Saberes e Fazeres Docentes em Construção”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior (GPFOPE) da Universidade Federal de Santa Maria. A base teórica e metodológica deste trabalho pauta-se nos estudos de Bolzan (2007, 2012-2014, 2013), Powaczuk (2007), Isaia (2008) e Freitas (2002). A problemática envolve a seguinte questão: qual a repercussão das práticas de circuito de atividades diversificadas de leitura e de escrita nos processos de ensino e de aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental? Como objetivo desta pesquisa, busca-se compreender o processo de construção da leitura e da escrita de estudantes em fase de alfabetização, bem como compreender as concepções docentes acerca deste processo, problematizando estratégias didático-pedagógicas de modo a qualificar as práticas de leitura e de escrita desenvolvidas em sala de aula. Como abordagem metodológica optou-se por um estudo de cunho qualitativo e sociocultural, direcionando sua análise para o processo de construção compartilhada de conhecimentos acerca das experiências de circuitos de jogos e atividades diversificadas em sala de aula, viabilizadas pelo projeto de pesquisa. Com este estudo foi possível perceber avanços significativos no processo de construção da leitura e da escrita dos estudantes das turmas acompanhadas, como também, o favorecimento de situações de trabalho compartilhado entre acadêmicos e professores participantes do grupo de pesquisa, motivados a dar continuidade aos estudos e reflexões sobre as práticas de circuito como mobilizadoras do processo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "INTERAÇÃO GRUPAL, LÚDICO, CULTURA ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_11_37_00_idinscrito_3937_82347b0baaa20eda16e882542dc525a7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL BRISCHKE" "autor_nome_curto" => "RAQUEL BRISCHKE" "autor_email" => "quel.brischke@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8624 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 789 "inscrito_id" => 3937 "titulo" => "CULTURA ESCRITA: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM COMPARTILHADA" "resumo" => "O presente artigo decorre das discussões e estudos relacionados ao Projeto de Pesquisa “Cultura Escrita: Saberes e Fazeres Docentes em Construção”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior (GPFOPE) da Universidade Federal de Santa Maria. A base teórica e metodológica deste trabalho pauta-se nos estudos de Bolzan (2007, 2012-2014, 2013), Powaczuk (2007), Isaia (2008) e Freitas (2002). A problemática envolve a seguinte questão: qual a repercussão das práticas de circuito de atividades diversificadas de leitura e de escrita nos processos de ensino e de aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental? Como objetivo desta pesquisa, busca-se compreender o processo de construção da leitura e da escrita de estudantes em fase de alfabetização, bem como compreender as concepções docentes acerca deste processo, problematizando estratégias didático-pedagógicas de modo a qualificar as práticas de leitura e de escrita desenvolvidas em sala de aula. Como abordagem metodológica optou-se por um estudo de cunho qualitativo e sociocultural, direcionando sua análise para o processo de construção compartilhada de conhecimentos acerca das experiências de circuitos de jogos e atividades diversificadas em sala de aula, viabilizadas pelo projeto de pesquisa. Com este estudo foi possível perceber avanços significativos no processo de construção da leitura e da escrita dos estudantes das turmas acompanhadas, como também, o favorecimento de situações de trabalho compartilhado entre acadêmicos e professores participantes do grupo de pesquisa, motivados a dar continuidade aos estudos e reflexões sobre as práticas de circuito como mobilizadoras do processo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "INTERAÇÃO GRUPAL, LÚDICO, CULTURA ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_11_37_00_idinscrito_3937_82347b0baaa20eda16e882542dc525a7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL BRISCHKE" "autor_nome_curto" => "RAQUEL BRISCHKE" "autor_email" => "quel.brischke@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }