GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8821 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 905 "inscrito_id" => 1227 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB" "resumo" => "Inúmeras são as formas que abrangem a gestão das escolas públicas, e do modo como nelas atuam seus gestores. Pois, é no processo administrativo dessas instituições que são elaboradas as primeiras formas de organização da sociedade, influenciando significativamente a posição social dos indivíduos. Pensando nisso, nos propomos a investigar sobre como está estabelecida o modelo da gestão de uma escola municipal de Lagoa Seca-PB, Brasil. Embasamos nossas reflexões nos seguintes autores: Godoy (1995), Libâneo (2004), Lüdked (1986), Moreira (2014), Xavier (2012), entre outros. A respectiva análise é fundamentada na abordagem qualitativa, ou seja, orienta-se pelo contato direto entre pesquisador e situação observada, sendo abordada uma pesquisa bibliográfica, pautada na revisão de trabalhos de autores que já discutiram acerca da temática. Também nos fundamentamos num estudo documental, para verificar o que está previsto em lei acerca de uma gestão democrática. Na coleta de dados contemplamos o uso de entrevistas e transcrições, devido seu caráter interativo entre os sujeitos que ela envolve. Constatamos que a gestão da instituição pesquisada aproxima-se da perspectiva de uma gestão democrática, porém, se distancia da laicidade. Assim, este estudo nos permitiu refletir sobre a responsabilidade da escola ao veicular determinados valores predominantes de quaisquer sociedades, e que o trabalho de toda gestão escolar também apresenta dificuldades, as quais são amenizadas apenas mediante o diálogo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "ESCOLA, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_22_30_44_idinscrito_1227_d11ab27177837c48da050b095573d340.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANICE ANACLETO PEREIRA DOS REIS" "autor_nome_curto" => "JANICE" "autor_email" => "janiceanacletols@gmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8821 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 905 "inscrito_id" => 1227 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB" "resumo" => "Inúmeras são as formas que abrangem a gestão das escolas públicas, e do modo como nelas atuam seus gestores. Pois, é no processo administrativo dessas instituições que são elaboradas as primeiras formas de organização da sociedade, influenciando significativamente a posição social dos indivíduos. Pensando nisso, nos propomos a investigar sobre como está estabelecida o modelo da gestão de uma escola municipal de Lagoa Seca-PB, Brasil. Embasamos nossas reflexões nos seguintes autores: Godoy (1995), Libâneo (2004), Lüdked (1986), Moreira (2014), Xavier (2012), entre outros. A respectiva análise é fundamentada na abordagem qualitativa, ou seja, orienta-se pelo contato direto entre pesquisador e situação observada, sendo abordada uma pesquisa bibliográfica, pautada na revisão de trabalhos de autores que já discutiram acerca da temática. Também nos fundamentamos num estudo documental, para verificar o que está previsto em lei acerca de uma gestão democrática. Na coleta de dados contemplamos o uso de entrevistas e transcrições, devido seu caráter interativo entre os sujeitos que ela envolve. Constatamos que a gestão da instituição pesquisada aproxima-se da perspectiva de uma gestão democrática, porém, se distancia da laicidade. Assim, este estudo nos permitiu refletir sobre a responsabilidade da escola ao veicular determinados valores predominantes de quaisquer sociedades, e que o trabalho de toda gestão escolar também apresenta dificuldades, as quais são amenizadas apenas mediante o diálogo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "ESCOLA, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_22_30_44_idinscrito_1227_d11ab27177837c48da050b095573d340.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANICE ANACLETO PEREIRA DOS REIS" "autor_nome_curto" => "JANICE" "autor_email" => "janiceanacletols@gmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }