UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9283 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 992 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS" "resumo" => "O trabalho com a linguagem constitui um dos alicerces básicos da educação infantil, tendo em vista seu valor para a formação do sujeito, para a interação com o próximo, na construção do conhecimento e desenvolvimento do pensar. A leitura tem sido um instrumento importantíssimo no crescimento cognitivo e intelectual na formação do ser humano. A mesma é muito mais do que mera decodificação, é através dela que os estudantes aprendem a compreender e interpretar símbolos e ter uma visão de mundo mais crítica, além de ter o poder de despertar, em uma só pessoa, os mais variados sentimentos, bem como propiciar novas descobertas. Além disso, a leitura, muito mais que uma obrigação dos estudantes deve ser encarada como uma diversão e um instrumento de transformação da sociedade. A pesquisa visa apresentar o quanto o sonho de um mundo leitor pode ser concretizado nas escolas e, mais do que isso, tem a intenção de mostrar o quanto o ensino e o incentivo da leitura nas séries iniciais são de extrema importância para formar um cidadão crítico e ciente de suas necessidades, suscitando assim, a sua transformação e a do mundo. Esta pesquisa foi realizada com a turma do 3º ano da Escola Estadual Felipe Tiago Gomes no ano letivo de 2014, localizada no município de Picuí, PB, tendo como objetivo observar a didática utilizada pelo professor (a) em sala de aula para estimular a leitura em seus alunos e verificar o interesse dos mesmos. Palavras-Chave: Leitura. Estímulo. Formação. Conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "LEITURA, FORMAÇÃO, CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_10_2014_21_42_28_idinscrito_992_ceb365f804a622e66db4f0257ed88f6f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTHIA DIESKA DE LIMA VASCONCELOS MACEDO" "autor_nome_curto" => "CINTHIA DIESKA" "autor_email" => "cinthiadieska01@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9283 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 992 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS" "resumo" => "O trabalho com a linguagem constitui um dos alicerces básicos da educação infantil, tendo em vista seu valor para a formação do sujeito, para a interação com o próximo, na construção do conhecimento e desenvolvimento do pensar. A leitura tem sido um instrumento importantíssimo no crescimento cognitivo e intelectual na formação do ser humano. A mesma é muito mais do que mera decodificação, é através dela que os estudantes aprendem a compreender e interpretar símbolos e ter uma visão de mundo mais crítica, além de ter o poder de despertar, em uma só pessoa, os mais variados sentimentos, bem como propiciar novas descobertas. Além disso, a leitura, muito mais que uma obrigação dos estudantes deve ser encarada como uma diversão e um instrumento de transformação da sociedade. A pesquisa visa apresentar o quanto o sonho de um mundo leitor pode ser concretizado nas escolas e, mais do que isso, tem a intenção de mostrar o quanto o ensino e o incentivo da leitura nas séries iniciais são de extrema importância para formar um cidadão crítico e ciente de suas necessidades, suscitando assim, a sua transformação e a do mundo. Esta pesquisa foi realizada com a turma do 3º ano da Escola Estadual Felipe Tiago Gomes no ano letivo de 2014, localizada no município de Picuí, PB, tendo como objetivo observar a didática utilizada pelo professor (a) em sala de aula para estimular a leitura em seus alunos e verificar o interesse dos mesmos. Palavras-Chave: Leitura. Estímulo. Formação. Conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "LEITURA, FORMAÇÃO, CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_10_2014_21_42_28_idinscrito_992_ceb365f804a622e66db4f0257ed88f6f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTHIA DIESKA DE LIMA VASCONCELOS MACEDO" "autor_nome_curto" => "CINTHIA DIESKA" "autor_email" => "cinthiadieska01@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }