Na última década, o Brasil tem realizado esforço relevante no sentido de implementar políticas de inclusão dos portadores de necessidades especiais nas diversas etapas da educação básica. Assim, a atuação docente junto a alunos surdos vem emergindo como uma questão complexa, acima de tudo por estes não se sentirem preparados para atuar junto a essa clientela, por falta de capacitação em lidar com um público com demandas especiais durante o processo educativo. Este estudo objetiva identificar as atitudes de docentes do ensino fundamental diante de alunos que necessitam da Libras para mediar o processo ensino aprendizagem. Trata-se de estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa, no qual se utilizou para coleta de dados um questionário com questões referentes ao perfil de formação dos docentes e o atendimento ao perfil de alunos surdos em sua prática docente, enfocando-se as atitudes adotadas diante deste contexto. Os sujeitos da pesquisa foram 19 professores da rede básica do município de Cascavel/Ceará. A maioria dos docentes (73,7%) referiu não ter tido experiência no ensino de alunos surdos, porém 13 (68,4%) consideram o conhecimento de Libras como “muito importante” para atuação do professor, embora 100% dos respondentes indicaram não se sentir motivados para esta atuação. Conclui-se que embora a maioria nunca tenha vivenciado a experiência de ensinar alunos surdos e considere muito importante o conhecimento sobre este ensino através do uso de Libras, esta atitude de desmotivação remete ao aspecto cognitivo, justificado na ausência de conhecimento por parte do professor.