Esta pesquisa tem o objetivo de compreender os significados da educação do campo para as juventudes da Escola João Sem Terra, que fica localizada no Assentamento 25 de Maio, na cidade de Madalena – CE. Entendemos que a Educação do Campo tem suas raízes oriundas na educação popular (PALUDO, 2012) e sua finalidade é oferecer a população campesina conhecimentos que dialoguem com o contexto em que vivem, valorizando a cultura e saberes do campo (ARROYO, 1999), além de ser parte da luta pela Reforma Agrária (CALDART, 2012). Os sujeitos da pesquisa são entendidos não apenas como educandos/as da escola, mas principalmente como juventudes (PAIS,1996), por considerarmos que a última categoria possibilita uma maior reflexão sobre os sentidos e as ações que são dadas por eles/elas, sujeitos sociais e históricos, no âmbito da escola. Estando na esfera da pesquisa social (MINAYO, 2012), utilizou técnicas qualitativas como o grupo de discussão, mas também combinou dados quantitativos, ao aplicar questionário. A pesquisa revelou que a educação do campo é para as juventudes uma educação de qualidade, que lhes proporciona à esperança de um futuro melhor, com condições favoráveis para a vida no assentamento. Entre os anseios das juventudes estão à continuidade dos estudos e a permanência ou não no campo, questões que se encontram confrontadas com a relação familiar, continuidade do assentamento e a busca pelo emprego e renda.