No presente artigo apresentam-se os resultados de um levantamento de textos acadêmicos relacionados à organização do trabalho pedagógico na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, no período 2010-2020, iniciando logo após a comemoração dos 30 anos de existência da referida pedagogia e findando no ano posterior ao seu 40º aniversário. A realização de tal levantamento justifica-se por duas razões: 1. os resultados obtidos em uma pesquisa relacionada à produção acadêmica sobre organização do trabalho pedagógico sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, encerrada, reafirmou a, já constatada, crescente produção acadêmica a ela relacionada, incluídos a organização do trabalho pedagógico e o ensino dos conteúdos escolares; 2. a compreensão do significado do esforço coletivo voltado à ampliação da produção acadêmica sob a perspectiva da referida pedagogia, apontando rumos para superação da visão hegemônica sobre a escola e a organização do trabalho pedagógico. Foram identificados doze textos (dez artigos publicados em periódicos nacionais, um capítulo de livro e uma dissertação de mestrado), a partir da pesquisa no site google acadêmico, tomando como termos de pesquisa: a organização do trabalho pedagógico e a Pedagogia Histórico-Crítica; o planejamento e a Pedagogia Histórico-Crítica; a avaliação e a Pedagogia Histórico-Crítica e a formação continuada de professores e a Pedagogia Histórico-Crítica. A apresentação dos resultados, nesse texto, os agrupa em três consideradas dimensões da organização do trabalho pedagógico: o planejamento curricular; a avaliação do processo ensino aprendizagem e a formação continuada de professores. Após dar destaque ao conteúdo dos resumos e da estruturação argumentativa dos artigos, duas conclusões se revelaram: 1. está presente, na maioria dos casos, ainda que de forma diferenciada, a explicitação dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, orientando a contribuição dos autores; 2. importante parcela dos textos traz à tona a análise crítica das orientações presentes nas políticas educacionais; 3. mostra-se diversificado o grau de elaboração propositiva apresentado.