Este trabalho tem o objetivo de compreender qual é o papel da “Orientação Acadêmica” significada a partir das vozes dos(as) alunos(as). Entende-se que o(a) aluno(a) da graduação e da pós-graduação precisa de clareza e apoio no direcionamento da produção do trabalho acadêmico; por isso, entender a função do orientador(a) neste processo torna-se um elemento fundamental no desenvolvimento acadêmico e científico dos(as) alunos(as). Neste trabalho acredita-se que ouvir a voz do aluno é um caminho eficaz na compreensão da atividade e da relação entre orientador e orientando em busca de melhores resultados nessa função e relação tão complexa. Por esse motivo, a questão que norteia esse estudo é: “O que significa a função do orientador(a) acadêmico na voz dos(as) alunos(as) da graduação e da pós-graduação?”. Para isso será realizado uma metaetnografia (revisão sistemática) de pesquisas acadêmicas que possuam as discussões sobre a relação e a função da orientação acadêmica, com intuito de conhecer melhor o que se tem tratado sobre o tema. Bem como, a realização de entrevistas estruturadas com alunos(as) e ex-alunos(as) da graduação e da pós-graduação para ouvir desses sujeitos o que eles esperam ou esperavam no processo de orientação acadêmica. Os resultados esperados com essa metaetnografia é o levantamento do que se tem discutido sobre a temática nas pesquisas acadêmicas e, assim, descobrir as principais categorias para este estudo. Essas categorias irão nortear o roteiro das entrevistas para que com elas possa-se entender o significado do papel da orientação acadêmica no recorte deste estudo, ou seja, a partir das vozes dos(as) alunos(as) entrevistados(as).