A sociedade brasileira e a forma como a educação está posta na modernidade, pode direcionar indivíduos por um caminho formativo sem criticidade sobre a sociedade em que se vive. Por esse motivo, a presente pesquisa tem como objetivo central identificar a relação entre a teoria da semiformação e a pedagogia tecnicista como forma de reafirmação do diagnóstico adorniano sobre a modernidade, no contexto da educação atual. Para que isso seja possível, deseja-se explorar o histórico conceitual dos elementos que caracterizam a educação tecnicista no Brasil. Isso será importante para traçar quais os objetivos da educação técnica no país e qual o seu impacto no corpo social e na formação dos indivíduos. Além disso, neste trabalho será importante caracterizar, à luz dos textos adornianos, considerações acerca da formação cultural dos à luz da teoria da semiformação em tempos hodiernos. Isso, possibilita, de acordo com a teoria, relacionar como a educação tecnicista contribui para aprofundar e reafirmar processo de integração dos indivíduos no corpo social, justificando a pseudoformação como um processo de reafirmação e barbárie, na qual todo o potencial criativo, imaginativo, político-libertário e de autonomia dos indivíduos é negado e reprimido. Por isso, será de extrema importância relacionar a pedagogia tecnicista, levantando uma análise da estrutura social brasileira e da educação na modernidade. Acerca dos resultados, por ser uma pesquisa que está em andamento ainda não foi possível caracterizar as conclusões, visto que o processo de investigação ainda não foi finalizado.