O propósito deste estudo é apresentar o conceito de aprendizagem na perspectiva dos psicólogos Jean Piaget e Lev Vygotsky, assim como identificar as semelhanças e diferenças entre os autores em relação a esse conceito. Nesse sentido, o objetivo principal desse trabalho é compreender o que significa o desenvolvimento da aprendizagem para cada um dos autores. Mas antes, se faz necessário descrever a biografia dos psicólogos, compreendendo as bases de quem foi Jean Piaget e Lev Vygotsky. Assim como descrever e compreender as teorias construtivistas de Piaget e sociointeracionista de Vygotsky. E como se dá o processo de desenvolvimento da aprendizagem no indivíduo segundo cada um desses teóricos. Por fim, descrever e relacionar as divergências e convergências do conceito aprendizagem entre os dois autores. Como referencial teórico foram utilizados os seguintes autores: Piaget, (2016); Vygotsky (1984; 2001); Rego (1995); De Bona & Drey (2013); La Taylle, Oliveira & Dantas (2016); além de outras fontes como artigos, dissertações e teses que tratam do objeto do presente estudo. Utilizando a metodologia de cunho qualitativo do tipo pesquisa bibliográfica, a qual segundo Gil (2021) é elaborada com base em material já publicado, incluindo livros, revistas, jornais, teses, dissertações e anais de eventos científicos a partir de uma perspectiva exploratória e descritiva, de natureza qualitativa/documental.