A REINVENÇÃO DOS ESTÁGIOS NA FORMA-AÇÃO EM PSICOLOGIA: EFEITOS DO ENSINO REMOTO NA PRÁTICA DOCENTE
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De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em psicologia, as Instituições de Ensino Superior devem assegurar a oferta de estágios supervisionados básicos e específicos para possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades para a prática profissional. Com o objetivo de aproximar os alunos do contexto de atuação profissional, as visitas institucionais se apresentam como o primeiro contato dos estudantes com o campo. Durante os anos de 2020 a 2021, a pandemia de COVID-19 impôs às instituições de ensino a rápida implementação do ensino emergencial remoto, que substituiu os encontros presenciais pelo uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Diante deste cenário, as práticas, estágios e laboratórios foram suspensos até junho de 2020 quando a Portaria 544/2020 do MEC passa a autorizar suas realizações por meios remotos. 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