Artigo CONEDU - Fundamentos da Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-80-1

CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 04 - Fundamentos da Educação
"2022-07-12 14:40:37" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91202
    "edicao_id" => 245
    "trabalho_id" => 4011
    "inscrito_id" => 16774
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "resumo" => "O campo da Formação de Professores para Educação Especial é bastante fecundo no que rege tanto a Formação Inicial quanto a Formação Continuada e encontra-se em pleno crescimento. Assim, faz-se necessário analisar as abordagens epistemológicas que são tratadas nas pesquisas existentes para que se consiga compreender como se encontram as discussões do referido objeto de estudo na atualidade. Este artigo estabeleceu a seguinte pergunta norteadora: Quais as contribuições da Teoria do Agir Comunicativo (TAC) de Habermas no processo de Formação de Professores para a Educação Especial? O objetivo geral deste estudo é compreender as contribuições da TAC de Habermas no processo de Formação de Professores para a Educação Especial. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para uma apropriação e aprofundamento acerca da temática elencada. Como recurso metodológico, utilizou-se a base de dados “Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD”, onde os seguintes termos de busca foram selecionados: “Teoria do Agir Comunicativo”, “Habermas”, “Formação de Professores” e “Educação Especial”. Foram encontrados 05 (cinco) resultados, onde 04 (quatro) eram teses e 01 (uma) dissertação. Após um aprofundamento de leituras referente ao objeto de estudo deste artigo, observou-se que a formação docente no que se refere à inclusão escolar, deve ser realizada para além do treinamento técnico e deve abarcar também os aspectos atitudinais, relacionais de cunho interativo e comunicativo. A TAC dialoga com este pensamento, no sentido de ter por finalidade, proporcionar ao sujeito uma razão que o possibilite atingir a liberdade e a emancipação. Nesta perspectiva, é necessário refletir sobre como a TAC postulada por Habermas pode estabelecer contribuições e atuar como um mecanismo facilitador no processo de inclusão e assim, proporcionar um entendimento que estes aspectos linguísticos e atitudinais estabelecidos na TAC devem ser considerados no processo de Formação de Professores para a Educação Especial."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16774_TB4011_04122022153530.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 10:52:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANÊSSA XAVIER SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "VANÊSSA"
    "autor_email" => "vanessa.xavier@ifma.edu.b"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "fundamentos-da-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT04"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b7f83ab79_30012023092840.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:40:37"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91202
    "edicao_id" => 245
    "trabalho_id" => 4011
    "inscrito_id" => 16774
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "resumo" => "O campo da Formação de Professores para Educação Especial é bastante fecundo no que rege tanto a Formação Inicial quanto a Formação Continuada e encontra-se em pleno crescimento. Assim, faz-se necessário analisar as abordagens epistemológicas que são tratadas nas pesquisas existentes para que se consiga compreender como se encontram as discussões do referido objeto de estudo na atualidade. Este artigo estabeleceu a seguinte pergunta norteadora: Quais as contribuições da Teoria do Agir Comunicativo (TAC) de Habermas no processo de Formação de Professores para a Educação Especial? O objetivo geral deste estudo é compreender as contribuições da TAC de Habermas no processo de Formação de Professores para a Educação Especial. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para uma apropriação e aprofundamento acerca da temática elencada. Como recurso metodológico, utilizou-se a base de dados “Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD”, onde os seguintes termos de busca foram selecionados: “Teoria do Agir Comunicativo”, “Habermas”, “Formação de Professores” e “Educação Especial”. Foram encontrados 05 (cinco) resultados, onde 04 (quatro) eram teses e 01 (uma) dissertação. Após um aprofundamento de leituras referente ao objeto de estudo deste artigo, observou-se que a formação docente no que se refere à inclusão escolar, deve ser realizada para além do treinamento técnico e deve abarcar também os aspectos atitudinais, relacionais de cunho interativo e comunicativo. A TAC dialoga com este pensamento, no sentido de ter por finalidade, proporcionar ao sujeito uma razão que o possibilite atingir a liberdade e a emancipação. Nesta perspectiva, é necessário refletir sobre como a TAC postulada por Habermas pode estabelecer contribuições e atuar como um mecanismo facilitador no processo de inclusão e assim, proporcionar um entendimento que estes aspectos linguísticos e atitudinais estabelecidos na TAC devem ser considerados no processo de Formação de Professores para a Educação Especial."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16774_TB4011_04122022153530.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 10:52:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANÊSSA XAVIER SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "VANÊSSA"
    "autor_email" => "vanessa.xavier@ifma.edu.b"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "fundamentos-da-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT04"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b7f83ab79_30012023092840.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:40:37"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 245
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "fundamentos-da-educacao"
        "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT04"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b7f83ab79_30012023092840.jpg"
        "timbrado" => "62cdb21588c4a_12072022144037.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:40:37"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:19"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 245
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "fundamentos-da-educacao"
        "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT04"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b7f83ab79_30012023092840.jpg"
        "timbrado" => "62cdb21588c4a_12072022144037.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:40:37"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:19"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 139
                "edicao_id" => 245
                "codigo" => "978-65-86901-80-1"
                "capa" => "63d7b7f83dc95_30012023092840.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JUSSARA NAT&Aacute;LIA MOREIRA BELENS DE MELO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA PAULA GRELLERT (FURG)<br />\r\n
                  DENISE CRISTINA FERREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  &Eacute;DEN SANTOS DE CASTRO (UFS)<br />\r\n
                  ELIANNE MADZA DE ALMEIDA CUNHA (UNIFACISA)<br />\r\n
                  GILMARA DE MELO FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  GUA&Iacute;RA MOREIRA CAMILO DE MELO DUTRA (UNICAP)<br />\r\n
                  JENNIFER JULIANA BARRETO BEZERRA COSTA<br />\r\n
                  MANUELLE ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  MARCIA CRISTIANE FERREIRA MENDES &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA ROSA DE ANDRADE ALIXANDRE (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA DA SILVA NUNES (UFPB)<br />\r\n
                  MONICA EMANUELA NUNES MAIA (UECE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILLA UCHOA MARTINS (UFC)<br />\r\n
                  SANDRA CRISTINA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  SILVANO FIDELIS DE LIRA (UFPB)<br />\r\n
                  VICTOR PEREIRA GOMES (UFRN)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7c02d3acb_16022023155458.pdf"
                "arquivo" => "16022023155433-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:40:37"
                "updated_at" => "2023-02-16 15:54:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 139
                "edicao_id" => 245
                "codigo" => "978-65-86901-80-1"
                "capa" => "63d7b7f83dc95_30012023092840.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JUSSARA NAT&Aacute;LIA MOREIRA BELENS DE MELO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA PAULA GRELLERT (FURG)<br />\r\n
                  DENISE CRISTINA FERREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  &Eacute;DEN SANTOS DE CASTRO (UFS)<br />\r\n
                  ELIANNE MADZA DE ALMEIDA CUNHA (UNIFACISA)<br />\r\n
                  GILMARA DE MELO FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  GUA&Iacute;RA MOREIRA CAMILO DE MELO DUTRA (UNICAP)<br />\r\n
                  JENNIFER JULIANA BARRETO BEZERRA COSTA<br />\r\n
                  MANUELLE ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  MARCIA CRISTIANE FERREIRA MENDES &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA ROSA DE ANDRADE ALIXANDRE (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA DA SILVA NUNES (UFPB)<br />\r\n
                  MONICA EMANUELA NUNES MAIA (UECE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILLA UCHOA MARTINS (UFC)<br />\r\n
                  SANDRA CRISTINA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  SILVANO FIDELIS DE LIRA (UFPB)<br />\r\n
                  VICTOR PEREIRA GOMES (UFRN)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7c02d3acb_16022023155458.pdf"
                "arquivo" => "16022023155433-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:40:37"
                "updated_at" => "2023-02-16 15:54:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O campo da Formação de Professores para Educação Especial é bastante fecundo no que rege tanto a Formação Inicial quanto a Formação Continuada e encontra-se em pleno crescimento. Assim, faz-se necessário analisar as abordagens epistemológicas que são tratadas nas pesquisas existentes para que se consiga compreender como se encontram as discussões do referido objeto de estudo na atualidade. Este artigo estabeleceu a seguinte pergunta norteadora: Quais as contribuições da Teoria do Agir Comunicativo (TAC) de Habermas no processo de Formação de Professores para a Educação Especial? O objetivo geral deste estudo é compreender as contribuições da TAC de Habermas no processo de Formação de Professores para a Educação Especial. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para uma apropriação e aprofundamento acerca da temática elencada. Como recurso metodológico, utilizou-se a base de dados “Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD”, onde os seguintes termos de busca foram selecionados: “Teoria do Agir Comunicativo”, “Habermas”, “Formação de Professores” e “Educação Especial”. Foram encontrados 05 (cinco) resultados, onde 04 (quatro) eram teses e 01 (uma) dissertação. Após um aprofundamento de leituras referente ao objeto de estudo deste artigo, observou-se que a formação docente no que se refere à inclusão escolar, deve ser realizada para além do treinamento técnico e deve abarcar também os aspectos atitudinais, relacionais de cunho interativo e comunicativo. A TAC dialoga com este pensamento, no sentido de ter por finalidade, proporcionar ao sujeito uma razão que o possibilite atingir a liberdade e a emancipação. Nesta perspectiva, é necessário refletir sobre como a TAC postulada por Habermas pode estabelecer contribuições e atuar como um mecanismo facilitador no processo de inclusão e assim, proporcionar um entendimento que estes aspectos linguísticos e atitudinais estabelecidos na TAC devem ser considerados no processo de Formação de Professores para a Educação Especial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.