Este texto traz reflexões sobre as atividades de estágio curricular e o papel do professor supervisor da educação básica como coformador do aluno-estagiário. O relato trata das experiências do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, do curso Geografia da Universidade Federal do Ceará, nos semestres 2020.1 e 2020.2, portanto, no contexto do distanciamento social, em razão da pandemia COVID 2019. Objetiva-se analisar as ações pedagógicas dos professores supervisores no processo de ensino e aprendizagem em Geografia; refletir sobre os desafios, os recursos didáticos e as estruturas escolares durante o ensino remoto emergencial (ERE) e identificar experiências exitosas. O referencial teórico dialoga com os autores que abordam os temas formação e práxis docente, pesquisa na prática pedagógica e ensino de Geografia na educação básica. Foram realizadas entrevistas com professores supervisores de Geografia que atuam no Ensino Fundamental, anos finais, sobre as ações pedagógicas no contexto do ensino remoto, os recursos, as metodologias, a escola, as práticas de ensino e aprendizagem e a formação docente. O contexto de distanciamento social permitiu refletir sobre a formação acadêmica para atuação na educação básica, revelando a lacuna entre a formação acadêmica e a realidade escolar; os professores e licenciandos identificaram carência de recursos didáticos e falta de habilidades para lidar com as plataformas digitais para o desenvolvimento de práticas de ensino geográfico no ensino remoto, ainda que tenha tido apoio e esforço da coordenação escolar. O estágio supervisionado em Geografia possibilitou aos licenciandos contato com a realidade, possibilidades e limitações do exercício profissional no ensino básico, que encontrarão na qualidade de futuros professores, no que diz respeito tanto às ações pedagógicas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, quanto às relações estruturais condicionantes, podendo, assim, refletirem sua formação profissional para aproximá-la à realidade do chão da escola.