Na educação brasileira, é histórica a luta pelo direito à educação pública, gratuita, laica e de qualidade; bem como, por uma formação de professores que proporcione autonomia crítica ao profissional da educação. Esses direitos estão presentes na Constituição Federal de 1988 e são reafirmados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (9.394/96) e discutidos em vários estudos e pesquisas realizadas no âmbito acadêmico. Partindo desse pressuposto, esse trabalho possui como principal objetivo refletir sobre o percurso da formação de professores no Brasil, traçando seu perfil em relação ao desenvolvimento profissional nos contextos político, social e histórico e apresentar as discussões acadêmicas produzidas no ano de 2021, disponibilizadas no portal da Revista Brasileira de Educação sobre a temática. Para tanto, utilizou-se a análise documental e a pesquisa bibliométrica como escolha metodológica para coletar dados e apresentar os resultados baseados nos apontamentos teóricos de autores como Saviani (2009), Romanelli (2010), Libâneo (2011), entre outros. A partir das leituras teóricas e dos levantamentos bibliométricos, foi possível concluir que apesar de a sociedade ter sofrido várias transformações culturais, a formação de professores e a escola, perpetuam resquícios da formação docente e modelos educacionais da escola que foram implementadas no Brasil no século XVI.