O presente trabalho tem por objetivo abordar os relatos das experiências vivenciadas pelos monitores da segunda edição do Projeto de Inovação Pedagógica (PIIP), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do curso de Pedagogia, no Campus de Miracema, tem como título “Cartografia de Inovação Pedagógica: Mapeamento da cultura institucional, traduzida em suas práticas didático-pedagógicas por meio da cartografia do-discente”, que tem como objetivo delinear cartografia do-discente visando articular tendências centrais ao processo de ensino e aprendizagem que impactem diretamente a qualidade da formação dos futuros profissionais formados pelo curso de Pedagogia. A partir das experiências vivenciadas durante o projeto, serão apresentadas as ações desenvolvidas através da monitoria, refletindo sobre as demandas identificadas por meio dos atendimentos realizados, disseminando o conhecimento aos acadêmicos, por meio da produção de materiais de natureza virtual, bem como por meio de oficinas que contribuam com a produção do conhecimento dos acadêmicos, com conteúdos pertinentes a educação e as práticas de ensino, as quais serão replicadas nos espaços escolares. Dessa forma, possibilita articular a teoria e a prática, obtendo assim, um maior aproveitamento dos espaços disponibilizados dentro do curso de Pedagogia para a formação acadêmica, bem como a integração intercursos implantando a transdisciplinaridade, promovendo a constante busca pelo conhecimento na formação de professores.