O avanço técnico-científico é elemento propício do estágio atual do sistema vigente e isso faz com que estruturas econômicos-sociais e suas relações sejam moldadas e conduzidas pela lógica da qualificação profissional. O mundo do trabalho acaba sendo afetado pelas mudanças em que se exige mais qualificação em detrimento do (in)sucesso profissional. A dualidade da questão formação humana dá-se, aqui, pela falta de consenso em operacionalizar o atendimento às demandas emergentes do anseio do trabalhador e às necessidades de produção. Com isso, a formação docente no Brasil, é tema recorrente em diversos trabalhos e discussões acerca do perfil profissional e do fazer pedagógico, sendo necessário elucidar questões que vão além de investimentos empregados para que o docente possa ter garantia de uma formação continuada capaz de aprimorar sua prática e melhorar a qualidade do ensino ofertado no país. O estímulo à participação nos cursos de pós-graduação stricto sensu, em particular aqueles ligados ao campo da educação e das ciências, por exemplo, é uma estratégia do Plano Municipal de Educação de São José do Egito – PE (PME-SJE), para cumprimento da Meta 14 que visa incentivar as matrículas de modo a atingir a titulação de 8 mestres e 1 doutor, no município, no prazo de vigência do PME-SJE (2015-2025). Sendo assim, objetivamos analisar o percentual de contribuição do município para o cumprimento da meta nacional que visa elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60.000 (sessenta mil) mestres e 25.000 (vinte e cinco mil) doutores. Para efetivação da análise foi realizada pesquisa documental ancorada nos dados do Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES – GEOCAPES, na plataforma do PNE em Movimento do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle – SIMEC e o PME-SJE. A partir da análise documental, de referenciais teóricos e das estratégias e ações propostas pelo município já é perceptível o cumprimento total da meta quanto à elevação de titulação de mestres no primeiro quinquênio de vigência do PME-SJE (2015-2025), sem, no entanto, dialogar com as proposições contidas nas estratégias relegando unicamente ao professor a busca pela sua qualificação profissional.