O processo de formação dos professores está em constante transformação. Ele deve considerar o desenvolvimento pessoal, profissional, processual e reflexivo. Nesse contexto, esse artigo abordará algumas das questões fundamentais e essenciais sobre o conceito da formação, dos saberes e do desenvolvimento profissional dos professores. O desenvolvimento do artigo deu-se por meio de uma revisão de literatura realizada na base de dados Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO), com inclusão de trabalhos em língua portuguesa, com recorte temporal de 2017 e 2021, obtidos de acordo com os Descritores formação de professores, desenvolvimento profissional de professores, professor pesquisador, ensino e aprendizagem. Com a realização desse trabalho percebeu-se que os conceitos sobre a formação de professores são assuntos abordados por diferentes autores no decorrer de várias décadas. Esses autores, em sua maioria propuseram que o desenvolvimento profissional de um professor se dá durante a sua formação e na atividade prática da docência, considerando a necessidade de reflexão constante sobre as suas práticas e o compartilhamento de experiências. Considera-se, ainda, que essa formação apresenta características específicas e se efetiva em diferentes espaços e tempos, indo, dessa forma, de inicial à continuada. Destaca-se, a necessidade de que o professor faça ponderações e assuma posturas ao se comprometer com a educação, exercendo-a visando garantir o seu objetivo como uma prática social e possibilidade de trazer mudanças que visem o desenvolvimento dos alunos. Ressalta-se, por fim, que os desafios educacionais são crescentes e constantes, principalmente no cenário social de intensa fragilidade trazido com a Pandemia de Covid-19. Nesta perspectiva desafiadora, é necessário valorizar o papel e a importância da escola como um espaço de construção coletiva de conhecimento e de possibilidade de mudança dos sujeitos. Sendo que, o processo de ensino-aprendizagem somente será efetivo mediante a atuação crítica, reflexiva e com a certeza da necessidade permanente de melhoria que o docente pode desenvolver.