O contexto deste estudo é um projeto de formação docente que integrou quatro pesquisadores e formadores da Universidade, três bolsistas de Iniciação Científica, uma pesquisadora de Doutorado, quatro professoras da Educação Básica das disciplinas Matemática, Química, Língua Portuguesa e Sociologia, que compõem o grupo focal, e que teve como objetivo promover o ensino e a aprendizagem na área de ciências e matemática. Neste cenário, compreender se as professoras estavam aptas a acompanhar as várias mudanças impostas ao trabalho docente naquele momento e elencar quais foram os desafios que elas encontraram nesse processo de ensino remoto, foram as nossas questões de pesquisa. Neste sentido nosso referencial de pesquisa, se baseia na formação docente. A pesquisa empírica, parte integrante de um projeto de doutorado, se configurou como uma pesquisa-ação guiada pelas diretrizes do método Design Science Research, pensada para esta pesquisa por se mostrar adequada aos movimentos e flexibilizações que ela exige. Frente a necessidade de urgente adaptação as novas práticas pedagógicas do momento, os resultados mostraram que o ensino remoto tornou possível alocar quatro professoras de diferentes áreas do conhecimento e bolsistas de Iniciação Científica juntos com a turma de alunos da escola básica mediados por Recursos Educacionais Digitais, que a partir de discussões pré e pós aulas, avaliações e as reformulações da proposta, a flexibilização e as reflexões sobre e na prática, tornaram o processo enriquecedor. O trabalho colaborativo foi o desafio relatado pelo grupo de professoras nesse processo de formação continuada. Concluímos que as professoras envolvidas e atuantes nesse programa se mostraram aptas a acompanhar as mudanças, foram resilientes, mesmo trabalhando em ambiente doméstico com as interferências da vida cotidiana. O grupo focal viu nessa proposta uma oportunidade de superar os desafios e aproveitar as oportunidades do momento para adquirirem mais conhecimentos e experiências na prática docente.