A metodologia pedagógica é a sistematização de um percurso para alcançar um objetivo, ou seja, ela estabelece como serão encaminhadas as ações para que o processo de construção do conhecimento se efetive. Quando pautada na resolução de problemas, os estudantes aprendem, desde cedo, a procurar soluções e traçar estratégias, aprendem ainda que momentos de indecisão e desafios exigirão escolhas conscientes, com criticidade e responsabilidade. As instituições que incluem a resolução de problemas em sua proposta pedagógica contribuem com o aprimoramento dessas habilidades, preocupando-se, além do conteúdo, com a promoção e o desenvolvimento da autonomia e independência, intimamente ligadas à capacidade de fazer boas escolhas e agir de forma ética e cidadã. Este trabalho se propõe a explicar, contextualizar e exemplificar o que é a metodologia com base em resolução de problemas, quais os benefícios que ela traz e como essa abordagem pode ser potencializada por meio de disparadores pedagógicos, estando intrinsecamente vinculada com a proposta do Novo Ensino Médio no desenvolvimento de competências e habilidades para o mundo contemporâneo. Ao professor cabe o papel de problematizador e mediador que, por meio de um disparador, lança uma situação problema, a partir da qual se faz um levantamento prévio dos saberes já estruturados pelos estudantes, possibilitando a condução para uma ampliação de perspectivas. Ao contrário do modelo tradicional de ensino, que exclui a interatividade e participação e prioriza a cópia, a memorização e reprodução de tarefas, a resolução de problemas abre espaço para que os estudantes pensem e julguem por si mesmos, desenvolvendo o pensamento, a autonomia e a criatividade. Dessa forma, se fortalece a possibilidade de formação de protagonistas não só no próprio processo de aprendizagem, mas também na atuação da vida em sociedade.