A formação inicial docente é uma temática que nos últimos anos é bastante discutida por professores e pesquisadores da área educacional. Nesse cenário, objetivamos compreender que implicações as práticas de ensino constituídas na formação inicial ocasionaram na aprendizagem da docência de professores com mais de dez anos de exercício do magistério e identificar que experiências voltadas para a prática de ensino foram vivenciadas por docentes durante a formação inicial. Apresentamos neste estudo contribuições teóricas de Farias, Silva e Castro (2022), Freire (2020), Gatti (2010; 2014; 2017) e Pimenta e Lucena (2006), dentre outros autores que tratam sobre formação de professores e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996). Para a produção de dados realizamos entrevistas semiestruturadas com quatro professoras da rede municipal de Fortaleza (Ceará) no ano de 2021. Os resultados evidenciam que as práticas de ensino constituídas na formação inicial das participantes implicaram na aprendizagem de aspectos da docência, relacionados com a postura profissional e o compromisso com o trabalho pedagógico, algo relevante para a permanência na profissão docente. Acreditamos que os resultados desta pesquisa podem ser úteis à área da Educação, a partir da nossa discussão e de outros estudos existentes, poderão ser elencadas ações para aprimorar esses cursos, de modo que os discentes dos cursos de Licenciatura tenham a oportunidade de vivenciar práticas de ensino fundamentadas e críticas durante a graduação.