A presente pesquisa reflete a Prática Pedagógica Educador/Educando (PPEE), a partir do Curso Pé no Chão, ofertado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no estado de Pernambuco. Esse espaço formativo visa à formação política do povo político do Movimento. Assim, objetivamos refletir as possíveis contribuições da PPEE para re-pensarmos a prática docente na educação formal. Neste sentido, problematizamos: quais as possíveis contribuições da PPEE para re-pensarmos a prática docente na educação formal? A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa com inspiração etnográfica. Dinamizamos no campo de pesquisa a observação participante, o caderno de campo, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Como referenciais teóricos utilizamos Freire, Caldart, Arroyo e os Cadernos e Boletins de Educação do MST. Concluímos que as vivências educativas do Curso Pé no Chão e, sobretudo, a relação educador-educando no que compreendemos por PPEE, possibilitaram-nos rever categorias tais como: criticidade, problematização da realidade, diálogo, amorosidade, relação, reflexão coletiva, sensibilidade e cuidado, como apontamentos que arejam novos questionamentos em torno da prática docente. Deste modo, a experiência com educadores/as populares do MST, suscita olhares críticos para re-pensarmos o que-fazer dos/as professores/as em espaços de educação formais, propiciando uma educação que problematiza a realidade e dinamiza as compreensões dos sujeitos sociais, como um caminho de emancipação e fortalecimento das vivências sociais e democráticas.