O artigo apresenta os resultados de uma investigação que teve como intuito conhecer a história da pesquisa na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Poços de Caldas, a partir de análise documental e dos relatos de experiências de alunos bolsistas e voluntários dos projetos realizados entre 2008 e 2019. Em termos teóricos, partimos de pesquisas que discutem o histórico da Iniciação Científica no Brasil e as suas especificidades em diversos contextos brasileiros. Em termos metodológicos, além de organizar as informações obtidas na análise dos documentos existentes na Unidade Acadêmica e na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, foi elaborado um questionário a estudantes bolsistas e voluntários dos projetos realizados no período escolhido para análise. A pesquisa documental resultou em um banco de dados sobre os projetos realizados na Unidade Acadêmica. Dentre as informações estão: nome do projeto, pesquisador responsável, órgão de fomento, número de bolsistas e voluntários, período de desenvolvimento e produções advindas das atividades do projeto. Quanto ao questionário, as respostas foram compreendidas levando-se em consideração a análise do conteúdo, na medida em que tal abordagem possibilita não somente um tratamento estatístico das respostas, mas também análises qualitativas. Com as respostas ao questionário, que contou com perguntas fechadas e abertas, com um total de 23 participantes, pudemos quantificar as atividades de pesquisa realizadas na Unidade Acadêmica, compreender as experiências dos participantes da Iniciação Científica, a contribuição destas para sua atuação no mundo acadêmico, suas perspectivas para continuidade dos estudos em nível de pós-graduação e a importância para a sua atuação profissional.