RESUMO O presente artigo se desenvolve a partir da análise da proposta de Formação Continuada da Educação do Campo, por meio das contribuições e possibilidades da Tematização da Prática na reflexividade e análise sobre as práticas pedagógicas dos professores que atuam em Classe Multisseriada nas escolas ribeirinhas do Rio Negro, no município de Manaus. Tal proposta permeia a visibilidade,reflexão, registro e intencionalidade da prática pedagógica dos professores ribeirinhos fundamentadas estrategicamente na Tematização da Prática, articulando os embasamentos teóricos discutidos nos encontros formativos alinhados a atuação e realidade do contexto do professor. O referido estudo se estrutura a partir da perspectiva metodológica de pesquisa-ação, para conhecer e aprofundar a prática pedagógica de maneira reflexiva e problematizadora, partindo de uma contextualização teórica- histórica e bibliográfica. O trabalho busca dar visibilidade para a potência em se Tematizar a Prática docente para conhecimento, sustentação e reflexão de sua atuação no alcance dos objetivos propostos em sala de aula, em especial no contexto da Classe Multisseriada na educação ribeirinha, possibilitando a urgência no viés dos discursos, do trabalho coletivo e inovador e de se Tematizar a Prática enquanto uma possibilidade estratégica formativa de sucesso alinhavando teoricamente o contexto da Educação do Campo com o movimento de conscientização da prática pedagógica diferenciada nesse território de saberes e fazeres. Palavras-chave: Tematização da Prática docente, Formação Continuada, Professor Ribeirinho, Classe Multisseriada.