O trabalho descreve uma pesquisa que buscou analisar a prática pedagógica no ensino técnico integrado e em tempo integral, bem como refletir ações para o desenvolvimento da didática de ensino. No intuito de observar habilidades e competências, inquietações docentes e as relações que interferem para que esse fato ocorra. Partindo dos dados e informações coletadas, no que resultou em uma ferramenta didática para auxiliar o docente no dia a dia nos espaços pedagógicos. A conquista desses propósitos se deram por meio de referencial bibliográfico sobre formação docente, Educação Profissional e Tecnológica-EPT, contexto histórico no qual está inserido e a ação pedagógica. A amostra foi composta por docentes da Base Técnica de uma Escola Estadual Profissionalizante de Beberibe/CE. Tal investigação foi de natureza qualitativa, que tendeu a estreitar o ensino técnico do didático-pedagógico, com a utilização de coleta de dados, que visou a busca de indicadores para a análise do tema proposto. A pesquisa produziu apontamentos da observação do ser docente da Base Técnica e sua prática, no qual foi desenvolvido um Produto Educacional, com o aporte de subsidiar a ministração das aulas em formato de “Podcasts” dentro de uma Programa denominado de “Rádio-Café, Prosa e Ensino” inserido em uma plataforma digital acessível aos docentes e público afins.