Esse artigo teve como temática as experiências didáticas e metodológicas do ensino das artes visuais, apresenta como objetivo principal analisar a abordagem do ensino das artes na educação básica, além de identificar as estratégias de ensino desenvolvidas para o ensino das artes visuais do ensino fundamental e compreender se as Artes Visuais realizadas com métodos diferenciados podem desenvolver um ensino significativo na educação básica, bem como investigar se os professores participam de capacitações específicas para o Ensino de Artes Visuais e Compreender se as Artes Visuais realizadas com métodos diferenciados podem desenvolver um ensino significativo nas aulas de artes. Sendo assim, os dados foram categorizados e interpretados à luz da análise de conteúdo sendo ainda, tal procedimento, consubstanciado pelo corpo teórico eleito para a fundamentação desse estudo visando-se compreender o saber ensinar arte na concepção dos professores que atuavam no ensino da disciplina. A pesquisa bibliográfica foi constituída de análises de textos oficiais e acadêmicos, baseados nas diretrizes para o ensino de Artes Visuais, Educação Básica, metodologia de pesquisa, decretos/leis nacionais. Os dados coletados foram analisados por meio do procedimento de análise de conteúdo sobre os procedimentos metodológicos da pesquisa, que inicialmente contou com análises de fontes bibliográficas, levantamento e pesquisa de campo com estudo de caso. A pesquisa bibliográfica foi constituída de análises de textos oficiais e acadêmicos. Concluiu-se, portanto, que os resultados da pesquisa apontam que a Arte na escola não pode depender apenas da valorização legal, tornando-a obrigatória, mas sim do senso comum dos profissionais que permeiam o ambiente escolar.