O ensino de Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental, às vezes é bastante complexo, precisando de contextualização e estratégias pedagógicas que tornem sua aprendizagem mais fácil e dinâmica, assim, este trabalho trata-se de um relato de experiências e teve objetivo compreender como as propostas de estratégias metodológicas diferenciadas no ensino de Física podem promover mudanças na prática pedagógicas dos professores, que acreditam ser possível promover mudanças no seu fazer docente, tendo em vista uma aprendizagem significativa no cotidiano escolar, onde a formação continuada é necessária para que haja essa busca de conhecimento que será aplicada no contexto escolar. Portanto inferimos que, a formação continuada deve proporcionar ao professor que está no exercício docente, conhecimentos além do âmbito científico, cultural, contextual, oferecendo estratégias pedagógicas que auxiliem esse professor a criar espaços de inovação para desenvolver a tarefa educativa em toda sua complexidade que lhe é conferida ao ato de ensinar. Para produção de dados adotamos a abordagem qualitativa descritiva, usando como fontes de informações observações das atividades propostas e questionário avaliativo que foi aplicado aos professores participantes das formações.