ANDRADE, Nahyara Layse De França. Os sons da natureza na educaçao infantil. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9104>. Acesso em: 22/12/2024 16:20
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência desenvolvida durante o Estágio em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da UFPB, enfatizando a importância da música para as crianças da Educação Infantil. A música está presente em diversas situações da vida humana, entrando as crianças em contato com a cultura musical desde muito cedo; através da linguagem musical, que se traduz em diferentes formas sonoras, que podemos ser capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio (RCNEI, 1998). Esse trabalho, realizado com crianças da pré-escola de uma Instituição do Município de João Pessoa, teve como principal objetivo desenvolver a capacidade de escutar das crianças envolvidas. Sendo assim, buscamos levar para as crianças uma história que versava sobre os sons da natureza (sons que os animais emitem a água e o vento), bem como foram utilizados diversos sons que cotidianamente escutamos como o dos transportes como buzina de carro, sirene da ambulância e da polícia, etc. Ao final, levamos folha oficio para que as crianças desenhassem o que ouviram da história e dos sons a que tiveram acesso. De acordo com tudo o que foi feito pôde-se observar que as crianças reconheciam os sons que lhes foram passados, podendo apresentar através do desenho e expressões corporais os diversos sons emitidos. Durante o trabalho realizado com as crianças pudemos compreender que é de suma importância a criação de um ambiente favorável, sendo a música e os diferentes sons que nos rodeia, um importante aliado para que a criança se desenvolva de forma espontânea e integralmente. É substancial que se entenda que o trabalho realizado em sala de aula vai muito além de apenas cuidar, devendo o profissional que atua na Educação Infantil procurar inserir em suas atividades com a música, jogos e brincadeiras diversas, envolvendo seus alunos em situações que possam se expressar livremente.