O presente estudo tem por objetivo analisar as dificuldades e desafios dos estudantes do PIBID na Escola Florentino Firmino de Almeida em Santo Antônio de Jesus-Bahia e dos professores da escola, em trabalhar com os alunos que apresentam necessidades especiais e ratificar a importância do recursos pedagógicos para o desenvolvimento de alunos deficientes visuais inseridos no processo de educação. Adicionalmente, a principal questão lançada por este estudo é procurar compreender como a educação inclusiva está voltada para todos os alunos que apresentam de algum tipo de deficiência, como se desenvolve e como ocorrem os processos de aprendizagem. Tal reflexão partiu de discussões sobre a inclusão de estudantes deficientes visuais em escolas públicas no período de experiência no PIBID e análises sobre as dificuldades enfrentadas, quanto a estrutura e organização dos serviços dos alunos especiais na prática educativa em sala de aula. Entende-se que o ensino atravessa dificuldades para a atender a legislação sobre inclusão, como também para formar profissionais capacitados para ensinar esses alunos proporcionando uma melhor compreensão em seu processo de ensino-aprendizagem. Faz-se imprescindível rever as metodologias utilizadas nas aulas práticas, considerando os aspectos da vida cotidiana do aluno, principalmente seu conhecimento prévio e as experiências adquiridas. Tais aspectos podem e devem ser usados pelo professor como ponto de partida e suporte para subsidiar o tratamento das novas metodologias e didática ao conteúdo curricular.