Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CARTA PESSOAL: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA COM AS TURMAS DA EJA

Palavra-chaves: EJA, CARTA PESSOAL;, LEITURA Pôster (PO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8572
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1194
    "inscrito_id" => 765
    "titulo" => "CARTA PESSOAL: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA COM AS TURMAS DA EJA"
    "resumo" => "RESUMO: Neste trabalho relatamos nossa experiência com turmas da modalidade de ensino da EJA, Educação de Jovens e Adultos e temos como maior objetivo alfabetizar estes alunos com faixa etária de dezesseis a quarenta anos, da rede publica de ensino da cidade de Fagundes. Eles sentem a necessidade no convívio social de estarem alfabetizados e todos tem o direito de frequentar uma escola. Os alunos apresentam como maior sonho concluir os estudos e apresentamos a eles o gênero carta pessoal, pois, sabendo o quanto é importante à leitura e a escrita procuramos da melhor forma possível desenvolver o habito da leitura nestes alunos com base no referido gênero textual, que além de exercer função social permite desenvolver a escrita.  A partir do nosso conviveu com eles percebemos quais eram as suas dificuldades com relação à leitura e a escrita. Com base no gênero textual mencionado conseguimos leitores e escritores  competentes . Ao final da nossa vivencia foi possível observar que mesmo a maioria dos adultos por motivos particulares tendo deixando de frequentar a escola por um determinado tempo ainda apresentam o desejo de concluir os estudos, pois, sempre há oportunidades eles necessitam no dia-a-dia e este foi um dos motivos que nos levou  a desenvolver este trabalho com as turmas da EJA e aprimorarmos  o gosto pela leitura e a escrita que era o nosso maior objetivo quando decidimos trabalhar o gênero carta.  Palavras-chaves: EJA; carta pessoal; leitura .Neste trabalho temos como objetivo mostrar a importância de desenvolver o habito da leitura e da escrita nas turmas da EJA (Educação de jovens e Adultos) uma vez que estes alunos não apresentam o habito da leitura, devido ao tempo que passaram sem frequentar uma sala de aula. É necessário direcionar um olhar especial para essa modalidade de ensino, que tem como meta alfabetizar os jovens e adultos que por algum motivo tiveram de se afastar da escola, mas que em determinado momento sentem a necessidade de voltar a estudar. . No primeiro momento é importante o educador fazer uma sondagem procurando saber o que eles gostam para a partir da preferencia dos jovens  e   adultos escolher o gênero que melhor se enquadre para as primeiras leituras a serem realizadas. Só assim será possível conquistar estes leitores, mas respeitando todo o conhecimento de mundo que eles já adquiriram. Quando os alunos começam a ler fluentemente a partir do gênero escolhido é possível desenvolver a escrita, pois, a leitura e a escrita andam juntas e não há como serem trabalhadas separadamente. A Carta vem a ser um tipo de texto que se caracteriza por envolver um remetente e um destinatário. É normalmente escrita em primeira pessoa, e sempre visa um trabalho rebuscado. Mas é necessário que o educador apresente os outros tipos de carta aos seus alunos para que eles possam conhecer as outras funcionalidades. O nosso objetivo é forma leitores competentes capazes de ler e escrever em qualquer situação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "EJA, CARTA PESSOAL;, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_11_2014_12_29_11_idinscrito_765_ec9365fbec5baa20007b885d4b78cd35.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALMIRES GOMES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "VALMIRES"
    "autor_email" => "valmiresmonteiro@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8572
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1194
    "inscrito_id" => 765
    "titulo" => "CARTA PESSOAL: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA COM AS TURMAS DA EJA"
    "resumo" => "RESUMO: Neste trabalho relatamos nossa experiência com turmas da modalidade de ensino da EJA, Educação de Jovens e Adultos e temos como maior objetivo alfabetizar estes alunos com faixa etária de dezesseis a quarenta anos, da rede publica de ensino da cidade de Fagundes. Eles sentem a necessidade no convívio social de estarem alfabetizados e todos tem o direito de frequentar uma escola. Os alunos apresentam como maior sonho concluir os estudos e apresentamos a eles o gênero carta pessoal, pois, sabendo o quanto é importante à leitura e a escrita procuramos da melhor forma possível desenvolver o habito da leitura nestes alunos com base no referido gênero textual, que além de exercer função social permite desenvolver a escrita.  A partir do nosso conviveu com eles percebemos quais eram as suas dificuldades com relação à leitura e a escrita. Com base no gênero textual mencionado conseguimos leitores e escritores  competentes . Ao final da nossa vivencia foi possível observar que mesmo a maioria dos adultos por motivos particulares tendo deixando de frequentar a escola por um determinado tempo ainda apresentam o desejo de concluir os estudos, pois, sempre há oportunidades eles necessitam no dia-a-dia e este foi um dos motivos que nos levou  a desenvolver este trabalho com as turmas da EJA e aprimorarmos  o gosto pela leitura e a escrita que era o nosso maior objetivo quando decidimos trabalhar o gênero carta.  Palavras-chaves: EJA; carta pessoal; leitura .Neste trabalho temos como objetivo mostrar a importância de desenvolver o habito da leitura e da escrita nas turmas da EJA (Educação de jovens e Adultos) uma vez que estes alunos não apresentam o habito da leitura, devido ao tempo que passaram sem frequentar uma sala de aula. É necessário direcionar um olhar especial para essa modalidade de ensino, que tem como meta alfabetizar os jovens e adultos que por algum motivo tiveram de se afastar da escola, mas que em determinado momento sentem a necessidade de voltar a estudar. . No primeiro momento é importante o educador fazer uma sondagem procurando saber o que eles gostam para a partir da preferencia dos jovens  e   adultos escolher o gênero que melhor se enquadre para as primeiras leituras a serem realizadas. Só assim será possível conquistar estes leitores, mas respeitando todo o conhecimento de mundo que eles já adquiriram. Quando os alunos começam a ler fluentemente a partir do gênero escolhido é possível desenvolver a escrita, pois, a leitura e a escrita andam juntas e não há como serem trabalhadas separadamente. A Carta vem a ser um tipo de texto que se caracteriza por envolver um remetente e um destinatário. É normalmente escrita em primeira pessoa, e sempre visa um trabalho rebuscado. Mas é necessário que o educador apresente os outros tipos de carta aos seus alunos para que eles possam conhecer as outras funcionalidades. O nosso objetivo é forma leitores competentes capazes de ler e escrever em qualquer situação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "EJA, CARTA PESSOAL;, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_11_2014_12_29_11_idinscrito_765_ec9365fbec5baa20007b885d4b78cd35.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALMIRES GOMES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "VALMIRES"
    "autor_email" => "valmiresmonteiro@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

RESUMO: Neste trabalho relatamos nossa experiência com turmas da modalidade de ensino da EJA, Educação de Jovens e Adultos e temos como maior objetivo alfabetizar estes alunos com faixa etária de dezesseis a quarenta anos, da rede publica de ensino da cidade de Fagundes. Eles sentem a necessidade no convívio social de estarem alfabetizados e todos tem o direito de frequentar uma escola. Os alunos apresentam como maior sonho concluir os estudos e apresentamos a eles o gênero carta pessoal, pois, sabendo o quanto é importante à leitura e a escrita procuramos da melhor forma possível desenvolver o habito da leitura nestes alunos com base no referido gênero textual, que além de exercer função social permite desenvolver a escrita. A partir do nosso conviveu com eles percebemos quais eram as suas dificuldades com relação à leitura e a escrita. Com base no gênero textual mencionado conseguimos leitores e escritores competentes . Ao final da nossa vivencia foi possível observar que mesmo a maioria dos adultos por motivos particulares tendo deixando de frequentar a escola por um determinado tempo ainda apresentam o desejo de concluir os estudos, pois, sempre há oportunidades eles necessitam no dia-a-dia e este foi um dos motivos que nos levou a desenvolver este trabalho com as turmas da EJA e aprimorarmos o gosto pela leitura e a escrita que era o nosso maior objetivo quando decidimos trabalhar o gênero carta. Palavras-chaves: EJA; carta pessoal; leitura .Neste trabalho temos como objetivo mostrar a importância de desenvolver o habito da leitura e da escrita nas turmas da EJA (Educação de jovens e Adultos) uma vez que estes alunos não apresentam o habito da leitura, devido ao tempo que passaram sem frequentar uma sala de aula. É necessário direcionar um olhar especial para essa modalidade de ensino, que tem como meta alfabetizar os jovens e adultos que por algum motivo tiveram de se afastar da escola, mas que em determinado momento sentem a necessidade de voltar a estudar. . No primeiro momento é importante o educador fazer uma sondagem procurando saber o que eles gostam para a partir da preferencia dos jovens e adultos escolher o gênero que melhor se enquadre para as primeiras leituras a serem realizadas. Só assim será possível conquistar estes leitores, mas respeitando todo o conhecimento de mundo que eles já adquiriram. Quando os alunos começam a ler fluentemente a partir do gênero escolhido é possível desenvolver a escrita, pois, a leitura e a escrita andam juntas e não há como serem trabalhadas separadamente. A Carta vem a ser um tipo de texto que se caracteriza por envolver um remetente e um destinatário. É normalmente escrita em primeira pessoa, e sempre visa um trabalho rebuscado. Mas é necessário que o educador apresente os outros tipos de carta aos seus alunos para que eles possam conhecer as outras funcionalidades. O nosso objetivo é forma leitores competentes capazes de ler e escrever em qualquer situação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.