PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9143 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1193 "inscrito_id" => 977 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS" "resumo" => "Este artigo tem como propósito apresentar algumas sugestões de práticas de leitura e escrita que poderão ser desenvolvidas junto aos alunos que estudam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental através das tecnologias digitais, como forma de contribuir para a melhoria das ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Nesse sentido, o mesmo objetiva discutir como as tecnologias digitais auxiliam no processo de leitura e escrita dos alunos para que se tornem leitores assíduos e bons produtores de textos, uma vez que, essas tecnologias estão a todo tempo ao seu redor e muitas já fazem parte do seu cotidiano. Para fins deste estudo, serão levadas em consideração as contribuições teóricas de Lajolo e Zilberman (1982), Soares (2002) e Araújo (2008). Quanto aos aspectos metodológicos, se refere a uma pesquisa de nível bibliográfica e explicativa, de natureza qualitativa. Assim sendo, considera-se que o professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao fazer uso dessas informações possa exercer a sua função atuando em sala de aula ou fora dela, de forma autônoma e dinâmica, tendo em mente que o conhecimento nunca está completo e deve ser construído no dia a dia, a partir da busca por uma educação qualitativa. Nesse sentido, só assim se terá um profissional capaz de se adequar as exigências desse mundo plural e tecnológico em que vive, sendo capaz de se apresentar bem, principalmente, aos olhos dos alunos que se encontram na condição de nativos digitais e almejam a inserção dessas tecnologias dentro da escola para contribuir com a sua formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "LEITURA., ESCRITA., TECNOLOGIAS DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_12_02_04_idinscrito_977_b8daabd59149bcdcecfc4e02760f89a4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE ARAÚJO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EDILENE" "autor_email" => "edilene2santos@gmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9143 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1193 "inscrito_id" => 977 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS" "resumo" => "Este artigo tem como propósito apresentar algumas sugestões de práticas de leitura e escrita que poderão ser desenvolvidas junto aos alunos que estudam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental através das tecnologias digitais, como forma de contribuir para a melhoria das ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Nesse sentido, o mesmo objetiva discutir como as tecnologias digitais auxiliam no processo de leitura e escrita dos alunos para que se tornem leitores assíduos e bons produtores de textos, uma vez que, essas tecnologias estão a todo tempo ao seu redor e muitas já fazem parte do seu cotidiano. Para fins deste estudo, serão levadas em consideração as contribuições teóricas de Lajolo e Zilberman (1982), Soares (2002) e Araújo (2008). Quanto aos aspectos metodológicos, se refere a uma pesquisa de nível bibliográfica e explicativa, de natureza qualitativa. Assim sendo, considera-se que o professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao fazer uso dessas informações possa exercer a sua função atuando em sala de aula ou fora dela, de forma autônoma e dinâmica, tendo em mente que o conhecimento nunca está completo e deve ser construído no dia a dia, a partir da busca por uma educação qualitativa. Nesse sentido, só assim se terá um profissional capaz de se adequar as exigências desse mundo plural e tecnológico em que vive, sendo capaz de se apresentar bem, principalmente, aos olhos dos alunos que se encontram na condição de nativos digitais e almejam a inserção dessas tecnologias dentro da escola para contribuir com a sua formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "LEITURA., ESCRITA., TECNOLOGIAS DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_12_02_04_idinscrito_977_b8daabd59149bcdcecfc4e02760f89a4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE ARAÚJO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EDILENE" "autor_email" => "edilene2santos@gmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }