ENSINO A DISTÂNCIA - APROXIMANDO AS PESSOAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8750 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 778 "titulo" => "ENSINO A DISTÂNCIA - APROXIMANDO AS PESSOAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "Este trabalho é resultante do desenvolvimento do Projeto de Extensão Educação Inclusiva – Desafios para o ensino médio e fundamental. A atual política de inclusão social,a partir da nossa realidade educacional, quanto à educação especial, remete às discussões sobre a capacitação de profissionais da educação que atuam nos cenários educacionais junto a crianças e adolescentes com necessidades especiais. A partir do modelo de aula na modalidade de ensino a distância, com a proposição de aulas que possam contribuir para com o entendimento do que é e para quem é verdadeiramente a educação especial, objetivamos instrumentalizar professores da rede pública quanto às práticas da educação inclusiva. A metodologia consiste em pesquisa exploratória, com levantamento bibliográfico para construção de aulas para o curso na modalidade EAD na plataforma Moodle, utilizando os instrumentos operacionais que facilitam a interação entre os participantes do curso. Construímos o curso na plataforma dividindo-o em 4 módulos, cada módulo constitui-se de uma aula base para o módulo, textos de apoio, exercícios de fixação e também vídeos e links para aprimorar os módulos. O 1º módulo é de ambientação, este vai trazer para o aluno um guia para ajudá-lo a utilizar a plataforma e sobre como será o curso e um fórum de apresentação onde cada aluno poderá enviar mensagens aos demais se apresentando. O 2º módulo tem como objetivo geral ampliar as discussões sobre a educação inclusiva no contexto atual, proporcionando o conhecimento sobre a fundamentação legal da educação inclusiva no Brasil partindo do seguinte princípio: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (BRASIL,art. 205, 1988). Já o 3º módulo vem fazendo um paralelo entre inclusão social e educação especial, onde se destaca a inclusão social como incluir a pessoa com deficiência dentro da sociedade, permitindo a convivência da mesma com os demais membros. E a educação especial como um tipo de educação onde o objetivo é atender exclusivamente alunos com algum tipo de necessidade especial. E por fim, o 4º e último módulo vem trazer propostas e sugestões de atividades e estratégias utilizando recursos tecnológicos para a melhoria da educação especial no Brasil, dentro das escolas. E ao final deste módulo trazemos uma proposta de atividade em grupo, onde os alunos irão elaborar um plano de ação para a educação especial colocando em prática todo o aprendizado do curso e expondo uma solução para a realidade de cada profissional participante do curso. Mais do que uma proposta Educacional, a educação inclusiva pode vir a ser considerada uma cultura escolar, que visa o desenvolvimento da universalidade em questão dos alunos com deficiência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "EAD, EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_10_2014_13_41_51_idinscrito_778_1b0ebe77fdbfdbf858807a1e5bc09853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRICIANA TEIXEIRA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "PRICIANA QUEIROZ" "autor_email" => "pricianatqueiroz@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8750 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 778 "titulo" => "ENSINO A DISTÂNCIA - APROXIMANDO AS PESSOAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "Este trabalho é resultante do desenvolvimento do Projeto de Extensão Educação Inclusiva – Desafios para o ensino médio e fundamental. A atual política de inclusão social,a partir da nossa realidade educacional, quanto à educação especial, remete às discussões sobre a capacitação de profissionais da educação que atuam nos cenários educacionais junto a crianças e adolescentes com necessidades especiais. A partir do modelo de aula na modalidade de ensino a distância, com a proposição de aulas que possam contribuir para com o entendimento do que é e para quem é verdadeiramente a educação especial, objetivamos instrumentalizar professores da rede pública quanto às práticas da educação inclusiva. A metodologia consiste em pesquisa exploratória, com levantamento bibliográfico para construção de aulas para o curso na modalidade EAD na plataforma Moodle, utilizando os instrumentos operacionais que facilitam a interação entre os participantes do curso. Construímos o curso na plataforma dividindo-o em 4 módulos, cada módulo constitui-se de uma aula base para o módulo, textos de apoio, exercícios de fixação e também vídeos e links para aprimorar os módulos. O 1º módulo é de ambientação, este vai trazer para o aluno um guia para ajudá-lo a utilizar a plataforma e sobre como será o curso e um fórum de apresentação onde cada aluno poderá enviar mensagens aos demais se apresentando. O 2º módulo tem como objetivo geral ampliar as discussões sobre a educação inclusiva no contexto atual, proporcionando o conhecimento sobre a fundamentação legal da educação inclusiva no Brasil partindo do seguinte princípio: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (BRASIL,art. 205, 1988). Já o 3º módulo vem fazendo um paralelo entre inclusão social e educação especial, onde se destaca a inclusão social como incluir a pessoa com deficiência dentro da sociedade, permitindo a convivência da mesma com os demais membros. E a educação especial como um tipo de educação onde o objetivo é atender exclusivamente alunos com algum tipo de necessidade especial. E por fim, o 4º e último módulo vem trazer propostas e sugestões de atividades e estratégias utilizando recursos tecnológicos para a melhoria da educação especial no Brasil, dentro das escolas. E ao final deste módulo trazemos uma proposta de atividade em grupo, onde os alunos irão elaborar um plano de ação para a educação especial colocando em prática todo o aprendizado do curso e expondo uma solução para a realidade de cada profissional participante do curso. Mais do que uma proposta Educacional, a educação inclusiva pode vir a ser considerada uma cultura escolar, que visa o desenvolvimento da universalidade em questão dos alunos com deficiência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "EAD, EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_10_2014_13_41_51_idinscrito_778_1b0ebe77fdbfdbf858807a1e5bc09853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRICIANA TEIXEIRA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "PRICIANA QUEIROZ" "autor_email" => "pricianatqueiroz@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }